10.05.2008
1ª QUINZENA MAIO 2008
Rock Brasileiro - Parte I
Anos 50
No Brasil Nora Ney (conhecida cantora de samba-canção), gravou o primeiro rock em outubro de 1955, "Rock Around the Clock" de Bill Haley & His Comets. Em uma semana a canção já estava no topo das paradas. Depois disso, Nora Ney nunca mais gravou nada do gênero. Em 1957, foi gravado o primeiro rock original em português, "Rock and Roll em Copacabana", na voz de Cauby Peixoto. Nesse período diversos artistas gravaram versões de músicas americanas.
Mesmo que em 1957 o grupo Betinho & Seu Conjunto, de "Enrolando o Rock", tenha alcançado grande fama, os primeiros ídolos do rock nacional foram os irmãos Tony e Celly Campelo, que em 1958 lançaram o compacto Forgive Me/Handsome Boy, que vendeu 38 mil cópias. Celly estourou em 1959 com "Estúpido Cupido, vendendo 120 mil cópias, chegando a ter boneca própria.
Anos 60
O começo da década foi marcado pelo surgimento de grupos instrumentais como The Jet Black’s, The Jordans, The Cleevers (futuros Os Incríveis), e do cantor Ronnie Cord, que lançaria a versão "Biquíni de Bolinha Amarelinha" e a "Rua Augusta". Até que surge um capixaba que se tornaria o maior ídolo do rock nacional dos anos 60, Roberto Carlos, que emplacou dois hits em 63: "Splish Splash" e "Parei na Contramão". No ano seguinte teve mais sucessos como "É Proibido Fumar" e "O Calhambeque". Roberto Carlos teve até um programa da Tv Record chamado "Jovem Guarda", o qual apresentava juntamente com seu amigo Erasmo Carlos e a ternurinha Vanderléia. Nas primeiras semanas alcançou 90% de audiência.
Seguindo o sucesso da Jovem Guarda surgem entre outros, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys, Jerry Adriani, Eduardo Araújo e Ronnie Von. Nesse período os artistas da MPB declararam "guerra" ao iê-iê-iê da Jovem Guarda, através de um protesto liderados por Elis Regina, Jair Rodrigues, entre outros na "passeata contra as guitarras elétricas".
Em 1966, surgem Os Mutantes, com Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sergio Dias, com seu deboche e som inovador. Os Mutantes tiveram uma carreira grandiosa, com álbuns elogiados a partir de 1968, chegando a influenciar até Kurt Cobain, do Nirvana. O grupo começaria a se desmanchar com a saída de Rita Lee em 1973.
Anos 70
Em 1972, Rita Lee iniciou uma bem sucedida carreira solo, acompanhada do grupo Tutti-Frutti. Enquanto que Arnaldo Baptista gravou o aclamado álbum Loki?. Em 1973, surgiram os Secos & Molhados, de Ney Matogrosso, João Ricardo e Gerson Conrad, com suas caras pintadas (dizem que o Kiss copiou isso dos Secos & Molhados).
Nesse mesmo ano surge também outro ícone, o qual considero ser o rei do rock brasileiro: Raul Seixas, que vendera 60.000 cópias do compacto "Ouro de tolo". Depois com "Mosca na Sopa", "Maluco Beleza", Eu Nasci a Dez Mil Anos Atrás", Gita, Metamorfose Ambulante, Tente Outra Vez, entre tantas outras.
Outros movimentos surgiram no Brasil, por exemplo, "Clube da Esquina", em Minas Gerais, os "Novos Baianos", na Bahia, além de Zé Ramalho e Belchior que misturavam rock em suas canções. Mesmo com pouco espaço na mídia várias bandas se destacavam na época, tais como O Terço, Made in Brazil e Casa das Máquinas.