09.04.2008
1ª QUINZENA ABRIL 2008
BANDA KRIZE
A primeira banda de rock santaelenense, surgiu no início de 1987, num contexto totalmente diferente do atual, as dificuldades na época eram muitas. Os equipamentos disponíveis além de serem de baixíssima qualidade eram caros, os importados made in USA ou Japan eram um sonho distante, com preços estratosféricos, então tínhamos que nos virar com as baterias Tayko, guitarras e baixos Tonante (Giannini era um luxo), teclados e amplificadores Palmer. Vinte e poucos anos depois muita coisa mudou, hoje temos equipamentos de fabricação nacional de melhor qualidade que a maioria dos importados made in Korea,Taiwan, China...
Outra dificuldade encontrada na época era gravar, os estúdios existiam praticamente só nos grandes centros, além de tudo eram caros. Hoje se pode gravar em casa, basta ter um computador com alguns programas que podem ser baixados de graça via internet ou mais prático ainda utilizar um aparelho de MD. A divulgação era um parto, se fazia via correspondência, fanzines e amigos, internet ainda não existia.
A chamada "Internet de produção" foi inaugurada, no Brasil, em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio-Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92), no Rio de Janeiro. Até então, o que havia eram redes experimentais, restritas à esfera acadêmica. Na ECO-92, a Internet saiu das universidades e institutos de pesquisa pela primeira vez em nosso país para servir aos jornalistas e ONGs, que a usaram como meio de comunicação.
Voltando sobre a primeira banda de rock santaelenense, os componentes praticamente não se conheciam, após muitas idas e vindas começa a tomar forma a banda com Airton Alba (guitarra/solo e voz) e Carlos Basso (guitarra/base e voz), que sabiam não mais que três ou quatro acordes. Para o contra-baixo foi recrutado o Edson Ascoli, que nunca havia sido apresentado a tal instrumento. Na Bateria foi escolhido o Henry Mertz, piloto de bicicross que afirmava que tocava tal instrumento (só em sonhos).
Os primeiros ensaios ocorreram na Linha São Gabriel, onde o pai do Airton Alba tinha uma propriedade, um local muito aprazível, o mais importante é que não havia vizinhança por perto. Nesse período foi recrutado o Jaime Remor, que comprou um teclado, era único que já tinha uma pequena formação musical, pois havia estudado piano clássico na sua infância. Estava formada a banda KRIZE.
O nome KRIZE, foi uma alusão a palavra "crise", pois o país na época passava por uma profunda crise em todos os setores. O governo federal tentado resolver com medidas e pacotes econômicos, o Presidente José Sarney, cria o Plano Cruzado, nunca vou esquecer do slogan "tem que dar certo", (o pior é que não deu certo). O que mais se ouvia nas ruas eram as pessoas pronunciarem a palavra "crise", então aproveitamos do limão para fazer uma limonada.