Colunistas | Colunas

[email protected]
Seminarista da congregação dos Legionários de Cristo. De: Via degli Aldobrandeschi, 190 – Roma / Itália Facebook: Ricardo Pioner

05.03.2013

CONCLAVE: SIGNIFICADO E HISTóRIA

Conclave, sem dúvida nenhuma, é uma das palavras mais pronunciadas nos últimos dias, mas não todos sabem a sua história e o seu significado. Esta palavra procede do latim, cum + clavis que traduzido significa “com chaves” ou “baixo chaves” e se refere à reunião na qual participam todos os Cardeais com menos de 80 anos com a finalidade de eleger o novo Papa.

 

Esta reunião acontece na Capela Sistina, situada nos Museus Vaticano, muito próximo à Basílica de São Pedro. Chama-se Capela Sistina porque foi construída em 1471 por petição do Papa Sisto IV e é famosa não só por ser o lugar dos Conclaves, mas por conter a importante obra de Michelangelo titulada: O Juízo Final.

 

O Conclave é um ritual praticamente inalterado há oito séculos. Esta palavra foi usada por primeira vez pelo Papa Gregório X em 1274 quem instituiu as normas gerais dos Conclaves. Neste período, justo antes que Gregório X fosse eleito Papa, a Igreja permaneceu um ano e meio sem um sucessor de Pedro. Para evitar que isto se repetisse, Gregório X obrigou que, a partir daquele momento, os Conclaves fossem como o próprio nome diz uma reunião fechada (cum + clavis) e que concluíssem o mais rapidamente possível.

 

  Normalmente o Conclave tem início 15 ou 20 dias depois da morte ou renuncia do Papa anterior. Este prazo foi fixado na Idade Média, quando viajar a Roma desde qualquer parte do mundo cristão era tarefa difícil. Embora hoje em dia os Cardeais possam fazer esta viagem em questão de horas, se mantêm este intervalo para que os participantes do Conclave possam ter algumas reuniões previas que facilite o conhecimento mutuo e que sirva de ocasião para trocar pontos de vista sobre a situação geral da Igreja Católica.

 

Depois de um pouco de historia, que sempre é importante para poder situar cada evento dentro do seu contexto, gostaria de comentar alguns dados atuais, pois seguramente nossos leitores estarão curiosos por conhecer um pouco mais deste próximo Conclave.

 

O Conclave iniciará seguramente entre os dias 10 e 15 de março, isto significa que, para a festa de São José, 19 de março, provavelmente já teremos o novo Papa.

 

Atualmente a Igreja católica conta com 183 Cardeais, dos quais 117 irão participar do Conclave pelo fato de ter menos de 80 anos. Na verdade participarão 115, pois os Cardeais de Jacarta, Indonésia e o de Edimburgo Escócia, não estarão presentes.

 

Os Cardeais que participarão do Conclave representam a Igreja Católica de todos os continentes: 60 são europeus, 19 são provenientes da América Latina, 14 da América do Norte, 11 da África, 10 da Ásia e 1 da Oceania.

 

Seguramente o sentimento que está mais presente neste momento em todos nós católicos é o da curiosidade. Quem será o novo Papa? De que país? Que nome escolherá? Será brasileiro? Sentimentos naturais, algo sumamente normal e humano. Mas gostaria de convidar a todos os católicos a subir outro degrau. O degrau da fé. Que nestes dias de Sede Vacante, todos nós, cada um de nós, no lugar em que nos encontremos, nos unamos em oração pedindo ao Espírito Santo que ilumine a todos os Cardeais nesta tarefa tão importante que é a escolha do novo sucessor de São Pedro. Um abraço a todos e até a próxima semana.


C. Ricardo Pioner, nascido em 05/05/1985 é Seminarista da congregação dos Legionários de Cristo, reside em Via degli Aldobrandeschi, 190 – Roma / Itália

 

Email: [email protected]

 

Facebook: Ricardo Pioner