Colunistas | Colunas

Carla Andréa Metzner - Nutricionista CRN8 1819 Graduada pela Unipar Toledo (2002). Nutricionista e proprietária da empresa NUTRI VIDA, matriz em Santa Helena e filial em Entre Rios do Oeste.

Saiba mais acessando o meu site: www.correiodolago.com.br/clientes/nutrivida

18.02.2013

ALIMENTOS QUE AJUDAM COMBATER AS GORDURAS LOCALIZADAS

A gordura localizada no abdômen denuncia que faltou cuidado com a alimentação e que os exercícios foram deixados de lado ou praticados com menos intensidade do que seu corpo merecia. "Na maioria das vezes, este acúmulo de gordura vem da ingestão de carboidratos simples, presentes em pães, massas, doces, refrigerantes, e bebidas alcoólicas", afirma a nutróloga Tamara Mazaracki, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Além do incômodo estético, a barriga costuma ser um fator de risco para a saúde cardiovascular - reduzir medidas abdominais, portanto, não significa apenas caber num manequim menor. Colesterol, hipertensão e outros problemas de saúde também são benefícios que você passa a usufruir. Se esta meta está na sua lista, alguns alimentos podem ajudar: eles aceleram a queima de gordura e combatem o ganho de peso.

Peixes:  São ricos em ômega-3, um ácido graxo essencial, ajudam a desinflamar as células de gordura, atuando no controle do problema. Além disso, esses alimentos também aceleram a transformação da glicose em energia, impedindo que ela seja estocada sob a forma de gordura. A melhor forma de preparo é grelhado ou assado, pois assim mantêm suas propriedades.

Óleos funcionais: Atuam no metabolismo das gorduras, aumentando a quebra dos ácidos graxos para produção de energia e, consequentemente, diminuindo as reservas de gordura. Entre os mais famosos, estão o óleo de cártamo e o óleo de coco, que agem também na aceleração do metabolismo.

Frutas Vermelhas: As frutinhas vermelho-arroxeadas (framboesa, amora, morango, cereja, jabuticaba, melancia e uva roxa) são poderosas aliadas no combate à gordura localizada. Nas cascas dessas frutas existe substâncias fitoquímicas com ação antioxidante, como a antocianina, que mantém o sistema circulatório eficiente, melhorando a irrigação dos tecidos e ajudando na queima de gordura abdominal.

Chá Verde: Além de atuarem no sistema nervoso central acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal, as xantinas (cafeína, teofilina e teobromina) presentes no café, chá verde e preto, mate aumentam a mobilização de gorduras estocadas. Os polifenóis, também presentes no chá verde, eliminam radicais livres, o que diminui a oxidação de gorduras. O indicado é tomar uma xícara de chá 30 a 40 minutos após almoço e jantar, com cuidado especial para não consumi-lo antes de dormir (o que pode atrapalhar o sono) e se você for hipertenso, porque essas substâncias aumentam a pressão arterial.

Azeites: A ingestão diária de azeite evita a formação de gorduras na região da cintura. O azeite é um excelente alimento para prevenir doenças cardiovasculares, já que tem componentes anti-inflamatórios que atuam nos vasos, diminuindo a agregação de placas de gordura. Uma a duas colheres de sopa por dia são suficientes para colher os benefícios.  Os tipos de azeites são: oliva, girassol, linhaça, gergelim.

"Estas informações são apenas explicativas, não devem substituir orientações de um médico."
"Este material não tem por finalidade diagnosticar, tratar, curar ou evitar qualquer doença. As informações disponíveis aqui possuem apenas caráter preventivo e educativo.”