Brasil | Ameaça de extinção

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Veja quais são os animais ameaçados pelos incêndios no Pantanal

A CNN elaborou lista com base em informações da SOS Pantanal

O incêndio que devasta o Pantanal, no Centro-Oeste brasileiro, tem colocado em risco a vida de milhares de animais que vivem na região. Especialistas apontam que répteis e anfíbios são os mais afetados, mas os impactos também atingem mamíferos e aves.

Na lista de animais afetados elaborada pela SOS Pantanal estão a arara-azul, a ariranha, a onça-pintada, o cervo do pantanal, a sucuri-amarela, o jacaré-do-pantanal e o surucucu-do-pantanal.

Gustavo Figueroa, especialista em manejo e conservação de fauna da SOS Pantanal, alerta para os impactos mesmo para os animais que acabam sobrevivendo.

“Esses incêndios eles afetam não só as espécies ameaçadas, mas principalmente outras espécies de animais, répteis e anfíbios, que morrem primeiro, animais que são a base de alimento para outros bichos”, aponta ele.

Nos incêndios de 2019 e 2020, pesquisadores chegaram a fazer um levantamento dos animais afetados. Neste ano, no entanto, não há nenhum estudo que possa precisar quantos animais podem ser impactados pelas queimadas e quais são as espécies que correm riscos.

“Os animais que conseguem fugir do fogo, eles encontram depois uma terra arrasada. Então eles não encontram recursos para se alimentar direito, acabam competindo mais e, se eles vão para áreas que não foram queimadas, eles vão competir com essas populações de animais que estão estabelecidas nessas áreas que não foram queimadas. Então é um efeito cascata que começa a afetar a fauna em vários níveis”, completa Gustavo.

CNN