Internacionais | Convite retirado

Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026

Trump retira convite a premiê do Canadá para Conselho da Paz

Decisão ocorre após troca de farpas entre Mark Carney e Trump no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Presidente dos EUA não justificou a retirada do convite.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, informando a retirada de um convite para integrar o chamado “Conselho da Paz”. A informação foi publicada por Trump nesta quinta-feira (22).

No texto, Trump afirma que a decisão representa a retirada formal do convite para a participação do Canadá “no mais prestigioso conselho de líderes já reunido, em qualquer época”. Ele não apresentou justificativa para a medida.

Na terça-feira (20), durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, mandou indiretas aos Estados Unidos ao afirmar que o mundo está “no meio de uma ruptura”.

Segundo ele, grandes potências vêm usando a integração econômica como arma e tarifas como instrumento de pressão. Carney não citou Trump diretamente.

“A hegemonia americana, em particular, ajudou a fornecer bens públicos, rotas marítimas abertas, um sistema financeiro estável, segurança coletiva e apoio a mecanismos de resolução de disputas”, afirmou.

“Esse acordo já não funciona. Deixe-me ser direto: estamos em meio a uma ruptura, não a uma transição”, disse.
A resposta veio um dia depois, também no Fórum Econômico Mundial. Em seu discurso, Trump criticou Carney e afirmou que o Canadá deveria ser mais grato aos Estados Unidos.

“O Canadá existe por causa dos Estados Unidos. Lembre-se disso, Mark, da próxima vez que fizer suas declarações”, afirmou.

G1