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Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2025

'Triplicação da BR-277 é essencial para escoar a produção', afirma deputado Fabio Oliveira (Podemos)

O deputado Fabio Oliveira (Podemos), coordenador da Frente Parlamentar da Engenharia e Infraestrutura na Assembleia Legislativa do Paraná, destacou nesta última quinta-feira (30) a liberação de recursos para a triplicação da BR-277, no trecho entre Curitiba e Paranaguá.

A concessionária de pedágio EPR Litoral Pioneiro obteve um financiamento de R$ 6,4 bilhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), valor que será destinado a melhorias em 605 quilômetros de rodovias federais e estaduais sob sua administração em todo o estado.

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Segundo a concessionária, a triplicação da BR-277 aumentará em 66% a capacidade de transporte de cargas no trecho, além de reduzir o tempo de viagem em até 20%.

Para o deputado Fabio Oliveira, a obra é estratégica para a economia do Paraná e dos estados vizinhos, garantindo maior eficiência no escoamento da produção agrícola pelo Porto de Paranaguá.

“O modal rodoviário ainda responde por cerca de 80% do transporte de cargas no Brasil. Por isso, além da ampliação das rodovias, a melhoria do acesso ao porto será fundamental para otimizar a logística e reduzir custos para o setor produtivo”, destacou.

A Frente Parlamentar da Engenharia e Infraestrutura tem atuado em parceria com o setor produtivo e entidades de classe, como o Crea-PR e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), para garantir a execução das obras previstas nos Programas de Exploração das Rodovias.

“Essa sinergia entre setor público, concessionárias e entidades técnicas é essencial para assegurar que as obras sejam entregues dentro dos prazos e com a qualidade necessária, beneficiando os usuários das rodovias”, afirmou o parlamentar.

Além disso, a Frente Parlamentar tem trabalhado na discussão de metodologias de fiscalização dos contratos de pedágio no Paraná, buscando mais transparência e eficiência na gestão das concessões.

A melhoria na infraestrutura rodoviária se torna ainda mais urgente diante do crescimento da movimentação de cargas no Porto de Paranaguá. Em 2024, o porto atingiu um novo recorde, movimentando 66.769.001 toneladas, consolidando-se como um dos principais corredores logísticos do país.

ALEP

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