Notícias da Região | Temporal

Sábado, 04 de Maio de 2024

Temporal chega ao oeste do Paraná e cidades registram mais de 100 mm de chuva em menos de 24h

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a Grande Curitiba possui apenas previsão para 'chuvas localizadas e de curta duração'

O temporal que causa uma emergência climática no Rio Grande do Sul e em cidades de Santa Catarina chegou ao oeste do Paraná nesta sexta-feira (3). Ao menos cinco cidades, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), registraram mais de 100 milímetros (mm) de chuva entre a meia-noite e 18 horas. Questionado pela Banda B sobre a previsão para a Grande Curitiba e o leste do Estado, o instituto pontuou que as cidades possuem previsão de apenas ‘chuvas localizadas e de curta duração’, que podem acontecer durante esta noite.

O mapa da chuva das últimas horas mostra que o temporal se concentrou entre o oeste, sul e sudoeste do Paraná. As cidades mais afetadas foram:

  • Toledo: 114,8 mm;
  • Cascavel: 106,6 mm;
  • Foz do Iguaçu: 119,2 mm;
  • Francisco Beltrão: 150,4 mm;
  • Planalto: 132,8 mm.

Mais cedo, o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen havia destacado que o tempo instável iria evitar altas temperaturas na metade sul do Paraná.

“Em contrapartida, o norte do Paraná ficará com Sol. Quanto mais perto da divisa com São Paulo, a temperatura fica mais alta e chega até os 35 °C” - Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Tempo instável em todo o sul do Brasil

Jacobsen mencionou que o tempo ficará instável no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina ao longo deste final de semana.

“Há um incremento de chuvas no sábado. No oeste catarinense, haverá mais chuva e em muitas outras áreas deste estado. É importante que a população continue acompanhando as informações meteorológicas” - Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Informações do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina revelam que 79 atendimentos foram feitos em 47 municípios. Mais de 100 bombeiros estão mobilizados para atender os atingidos pelos temporais.

“Desde a tarde de quinta-feira, 02, equipes atuaram nas buscas por um homem de 61 anos que estava em um carro que foi arrastando em Ipira. Por volta das 7h30 desta sexta-feira, 03, o veículo foi localizado, retirado do rio e a vítima foi localizada no seu interior. As equipes atuaram no desencarceramento da vítima e fizeram o acionamento da Polícia Militar e Polícia Científica para a realização dos procedimentos necessários” - Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

O governo do Rio Grande do Sul confirmou 39 mortes, 68 pessoas desaparecidas e 74 feridos em razão dos temporais até esta sexta-feira (3). O número pode ser ampliado a qualquer momento.

Banda B

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp