Notícias da Região | Campo Grande

Domingo, 27 de Abril de 2025

Situação de emergência: surto de gripe pode acarretar em fechamento de escolas

Campo Grande, a capital do estado de Mato Grosso do Sul, está enfrentando um surto de gripe que levou a prefeita Adriane Lopes a decretar situação de emergência na saúde pública do município. A medida, anunciada no sábado (26), visa acelerar as ações para conter a disseminação da doença.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, informou que as medidas de contingência da circulação do vírus da gripe deverão ter início na segunda-feira (28). Entre as ações discutidas está o fechamento das escolas públicas, caso a situação se agrave. A decisão será tomada se as ações emergenciais não conseguirem conter a disseminação do vírus.

Além disso, como medida preventiva, vacinas estão sendo aplicadas aos alunos nas escolas públicas. A medida é uma tentativa de proteger as crianças, que são um dos grupos mais vulneráveis à doença, devido ao seu sistema imunológico ainda em formação.

A situação é crítica, especialmente nos postos de saúde e hospitais da cidade, que estão sobrecarregados devido ao grande número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A cidade já registrou mais de 70 mortes desde janeiro, incluindo quatro crianças abaixo de 4 anos e três bebês com menos de um mês de vida.

O decreto de emergência tem validade inicial de 90 dias e foi motivado pela situação epidemiológica crítica que a cidade enfrenta. “Ativado a emergência localizada e as soluções locais. A localizada, porque a situação do município ainda consegue, com várias instituições, continuar a mostrar planos de contingência, para promover, conter e até eliminar esse agravo que está acontecendo”, explicou Rosana.

A secretária alertou que o crescimento no número de casos deve persistir nas próximas semanas. “Se nós não conseguirmos mitigar, controlar e eliminar, a tendência vai só crescer”, afirmou.

Fonte: CGN com inf. Top Mídia News

Foto: Top Mídia News