Notícias da Região | Santa Helena

Domingo, 08 de Setembro de 2019

Setembro amarelo, mês de prevenção do suicídio, saiba sobre o assunto com a psicóloga Luna Martins

Todos os anos são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de 01 milhão no mundo, um número relativamente alto. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Existem diversas causas para as tentativas como: depressão, transtorno bipolar, abuso de substâncias, dentre outras (Informações do site oficial do Setembro Amarelo).

O mês de setembro foi escolhido para a campanha, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention.

O intuito da campanha é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão, buscando auxiliar e prevenir as tentativas suicidas.

A escuta sem preconceitos é muito importante nesses casos. Uma escuta ativa consiste em realmente ouvir e compreender o que o outro diz. Oferecer suporte emocional e informar sobre a ajuda profissional, bem como se mostrar à disposição, caso ela queira conversar novamente. Se a pessoa falar claramente sobre os seus planos de tirar a própria vida e parece estar decidida quanto a isso, é primordial que ela não seja deixada sozinha. Podem ser contatados os serviços de saúde mental e familiares/amigos da pessoa. Pode ser necessário que ela fique em um ambiente seguro, sendo auxiliada por um profissional especializado.

Se você estiver precisando de ajuda, pode indicar os serviços oferecidos pelo CVV, disponível em www.cvv.org.br ou através do número 188, que trabalha para promover o bem estar das pessoas e prevenir o suicídio, em total sigilo, 24h por dia. 

Sinapse – Clínica Integrada
Rua Porto Alegre, 210
Fone: 45 99926-9341