Brasil | Orientações

Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025

Secretaria de Saúde orienta banhistas a não entrarem no mar 24h após chuvas

Devido ao surto de virose, Governo afirma que é essencial que os banhistas tomem precauções adicionais

O Governo do Estado de São Paulo, em meio ao aumento de casos de virose, afirmou na terça-feira (07), que banhistas não devem tomar banho de mar nas 24 horas após períodos de chuva.

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é de que a população deve tomar cuidados preventivos para evitar doenças transmitidas por água e alimentos, especialmente em períodos com altas temperaturas.

De acordo a diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Estado da Saúde, Alessandra Lucchesi, os banhistas precisam tomar precauções adicionais em situações como esta, onde há um aumento de casos de Doença de Transmissão Alimentar (DTA).

Assim sendo, a higiene pessoal deve ser reforçada e as condições sanitárias de bares e restaurantes devem ser bem observadas.

Alessandra também orienta que a lavagem das mãos deve ser intensificada e o consumo de água deve ser limitado àquela de procedência confiável, preferencialmente mineral ou filtrada. Além disso, a diretora reforça que: “Os alimentos também devem ser preparados e armazenados de forma adequada, sempre refrigerados.”.

Surto

A Baixada Santista enfrenta um surto de virose, com mais de 7.500 casos da doença, de acordo com levantamento da CNN. O governo de São Paulo e a Secretaria de Estado de Saúde informaram que continuam a monitorar a situação no litoral.

CNN