Notícias da Região | Santa Helena

Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021

Santa Helena recebe equipe da Itaipu para fazer plantio de mudas para celebrar os 24 milhões de árvores plantadas pela empresa

Na manhã desta quarta-feira (20), autoridades da Itaipu Binacional, alunos, poder Legislativo e Executivo, se reuniram no Monumento a Árvore, no Balneário de Santa Helena, para comemorar a marca histórica de 24 milhões de árvores plantadas nas áreas de proteção da margem brasileira da hidrelétrica, com o plantio de algumas espécies.

Na ocasião as autoridades agradeceram as parcerias que beneficiam o ecossistema e a população.

O trabalho da Itaipu na restauração de ecossistemas começou antes mesmo que a primeira turbina da usina começasse a gerar energia. Em 1979, com a criação das áreas protegidas, teve início a implantação da floresta ciliar no entorno do reservatório e a criação dos refúgios biológicos.

Foram quatro etapas distintas de trabalho. Na primeira, entre 1979 e 1981, foi feito o plantio de uma linha de árvores chamada “Cortina Florestal”, na divisa entre a propriedade de Itaipu e as áreas lindeiras. Entre 1983 e 1986, os agricultores lindeiros começaram a participar das ações de restauração no sistema agroflorestal.

Em Santa Helena, diante de tantas revitalizações promovidas pela administração, quando uma árvore precisa ser retirada, o município planta outras 10. Cerca de 22% da área total é preservada.

Confira as entrevistas acima.

Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp do Jornal Correio do Lago