Notícias da Região | Santa Helena

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

Santa Helena e região: IPVA 2025 começa a vencer hoje no Paraná

Atenção, proprietários de veículos em Santa Helena e região, inicia nesta segunda-feira (20), o vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. O prazo para pagamento em cota única com desconto de 6% termina hoje para veículos com placas finais 1 e 2.

O calendário de vencimento do IPVA 2025 segue os seguintes prazos:

Finais 1 e 2: 20/01/2025

Finais 3 e 4: 21/01/2025

Finais 5 e 6: 22/01/2025

Finais 7 e 8: 23/01/2025

Finais 9 e 0: 24/01/2025

Além da cota única, os contribuintes também podem optar pelo parcelamento. A primeira parcela também vence nos próximos dias, conforme o final da placa do veículo.

É importante destacar que o IPVA 2025 pode ser pago também com cartão de crédito, permitindo o parcelamento em até 12 vezes, sujeito a juros aplicados pela instituição emissora do cartão. As taxas podem ser verificadas diretamente nos sites oficiais.

Desde o início do ano, motocicletas, motonetas e ciclomotores de até 170 cilindradas estão isentos do pagamento.

Para 2025, a Receita Estadual estima arrecadar um total de R$ 6,78 bilhões, distribuídos entre o Estado e os municípios de emplacamento. A metade do valor arrecadado será destinada para os municípios, enquanto o restante será usado para financiar obras e custeio nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

Leonardo Marcon, gerente do IPVA da Receita Estadual, destaca o desconto de 6% como o principal benefício para quem pagar o imposto à vista. "O pagamento à vista é a única forma de aproveitar esse desconto", afirma.

Marcon reforça ainda que os contribuintes devem tomar cuidado com golpes que frequentemente circulam neste período. É recomendável gerar sempre as guias de pagamento através dos sites oficiais, que terminam com a extensão ".pr.gov.br".

A inadimplência no IPVA pode impedir a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento obrigatório para a circulação. Trafegar sem o CRLV implica em multa e retenção do veículo até a regularização. O não pagamento também impede a transferência de propriedade do veículo e a obtenção da Certidão Negativa de Tributos junto à Receita Estadual.

Em 2024, o Paraná registrou uma taxa de adimplência de 88,2%, o que significa que apenas um a cada 10 proprietários ficaram inadimplentes no imposto.

Já as parcelas vencidas de 2024 podem ser quitadas no mesmo sistema, com acréscimo de multa e juros. Após 30 dias, a multa é fixada em 10% do valor do imposto. Os débitos de exercícios anteriores também podem ser parcelados. Mais informações estão disponíveis no site do IPVA.

Correio do Lago com informações de Catve
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp