Notícias da Região | Santa Helena

Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024

Santa Helena e o Paraná ampliam segurança com novo sistema de alertas da Defesa Civil

A Defesa Civil do Paraná agora conta com mais uma ferramenta eficiente para alertar a população em situações extremas, incluindo os moradores de Santa Helena. A partir desta quarta-feira (04), o sistema Cell Broadcast, desenvolvido pela Defesa Civil Nacional, está habilitado para envio de mensagens de emergência em tempo real, utilizando antenas de telefonia celular.

Essa tecnologia não exige cadastro prévio e transmite mensagens diretamente para a tela dos celulares dentro do perímetro de risco, acompanhadas de alerta sonoro e vibração. A funcionalidade será usada em casos como inundações severas e deslizamentos de terra, situações que exigem resposta imediata da população.

Como funciona o Cell Broadcast

O sistema é mais ágil do que os tradicionais SMS, priorizando o envio das mensagens. "Na categoria do Defesa Civil Alerta, a mensagem tem prioridade absoluta e é enviada imediatamente", explica o capitão Anderson Gomes, chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd).

Em testes realizados em agosto deste ano, 11 municípios do Paraná já experimentaram a ferramenta, com sucesso. Agora, Santa Helena e outras cidades do Estado podem ser beneficiadas pela precisão da tecnologia, que utiliza geolocalização para atingir qualquer pessoa que esteja na área de risco, incluindo moradores e visitantes.

Complemento aos sistemas atuais

Além do Cell Broadcast, a Defesa Civil continuará utilizando canais como WhatsApp, SMS, Telegram e TVs por assinatura para comunicação com a população. Em Santa Helena, como no restante do Paraná, é fundamental que os cidadãos fiquem atentos aos avisos da Defesa Civil e tomem medidas preventivas em situações de risco.

“O Defesa Civil Alerta é mais uma ferramenta para proteger as pessoas em áreas de risco iminente de desastres. Não espere a situação se agravar para agir. Acompanhe nossos avisos e procure permanecer em locais seguros", orienta o capitão Marcos Vidal.

Para mais informações e dicas de segurança em casos de emergência, visite o site oficial da Defesa Civil do Paraná.

Foto: Defesa Civil do Paraná

Correio do Lago com informações de Agência Brasil
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp