Notícias da Região | Missal

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024

Representantes de Missal participam do pré-lançamento da Rota da Fé desenvolvido em parceria com a Adetur

No último domingo (13), foi realizado o pré-lançamento da Rota da Fé. A Cerimônia ocorreu no monumento de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia e contou com a participação de representantes dos municípios que contemplam a Rota da Fé, entre eles Missal.

Com mais de 150 quilômetros demarcados no padrão de sinalização rústica da Rede Brasileira de Trilhas, em forma de pegadas amarelas e pretas, a Rota da Fé contempla os principais atrativos do turismo religioso de cinco municípios.

Entre os pontos estão a escultura em forma de gruta de Nossa Senhora Aparecida em Entre Rios do Oeste, o Cristo Esplendor em Santa Helena, o monumento de São Pedro em Missal, o monumento de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia e o Morro da Salete em Medianeira.

Em breve, estes municípios receberão as placas complementares para instalação com as informações turísticas dos principais atrativos e serviços de infraestrutura de apoio.                

A Rota da Fé se conecta com outras trilhas regionais, sendo a Rota dos Pioneiros, Caminho Coluna Prestes e Caminhos do Peabiru, que fazem parte do Caminhos do Iguaçu, uma rede de trilhas inserida no âmbito nacional que conta com mais de 500 quilômetros, interligando o Parque Nacional de Ilha Grande em Guaíra, ao Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

O roteiro tem por finalidade promover o desenvolvimento socioeconômico através da atividade turística, com foco na conservação, geração de emprego e renda e a criação de novos equipamentos de lazer e recreação.

As autoridades públicas, religiosas e institucionais ressaltaram a importância da Rota da Fé e o desenvolvimento que a mesma traz para o turismo religioso, atraindo romeiros e devotos das mais diversas localidades. 

A Presidente da Adetur, Dagmar Pedrozo, afirmou que a perspectiva da agência para que em 2025, além dos peregrinos caminhantes e ciclistas, que fazem a peregrinação nesta data (12 de outubro), tenham a oportunidade de fazer vários roteiros durante o ano todo. O objetivo é promover a disseminação desse momento em que a pessoa pode se conectar consigo mesma através da fé.

O artesanato local também já está empenhado na produção de produtos específicos para promover a Rota da Fé. Biscoitos artesanais, chaveiros, chinelos estiveram à disposição do público e muitas outras criações estão por vir.

Com informações da assessoria da Adetur.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp