Notícias da Região | Santa Helena
Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025
Receita Federal passa a monitorar PIX e cartões de crédito em Santa Helena e todo o país
A Receita Federal iniciou o monitoramento de movimentações financeiras realizadas por meio de PIX e cartões de crédito, incluindo as transações de moradores de Santa Helena. A medida tem como objetivo combater fraudes, irregularidades e garantir o cumprimento das leis tributárias em todo o Brasil.
Todas as instituições financeiras, bancos e operadoras de cartão de crédito que intermediam transações de compra e venda agora são obrigadas a informar à Receita Federal, a cada seis meses, os dados das movimentações que excederem R$ 5 mil mensais para pessoas físicas e R$ 15 mil mensais para pessoas jurídicas.
Segundo o Delegado Adjunto da Receita Federal, Ademar Antônio Klein, além das movimentações financeiras, o monitoramento permitirá o acesso a informações sobre a abertura e fechamento de contas bancárias. "Isso reforça a transparência e amplia a fiscalização das transações, tanto em grandes centros quanto em cidades como Santa Helena", afirmou.
Medida Contra Fraudes
O novo monitoramento visa identificar e prevenir fraudes, promovendo maior justiça fiscal e combatendo práticas ilícitas. Para a maioria dos moradores de Santa Helena, que realizam transações abaixo dos limites estabelecidos, a medida não trará impacto direto. Já para aqueles que ultrapassarem os valores definidos, será necessário garantir que as operações estejam devidamente declaradas e justificadas.
Orientações aos Moradores
A Receita Federal recomenda que os contribuintes de Santa Helena e demais localidades fiquem atentos às suas movimentações financeiras e às obrigações fiscais, especialmente ao utilizar ferramentas como o PIX e cartões de crédito.
Essa ação é parte de um esforço nacional para trazer mais segurança e equidade ao sistema tributário, assegurando que todos contribuam de forma justa para o desenvolvimento do país.
Correio do Lago com informações de Catve
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp