Esporte | Flamengo

Domingo, 04 de Janeiro de 2026

Quem são os jogadores do Flamengo que podem ganhar oportunidades no Carioca

Equipe sub-20 vai jogar as primeiras rodadas do Estadual e tenta chamar a atenção do técnico Filipe Luís

Com o elenco principal de férias, o Flamengo iniciará o Campeonato Carioca mais uma vez com um time sub-20. A equipe comandada por Bruno Pivetti está treinando desde o dia 18 de dezembro e terá algumas caras mais e menos conhecidas que tentam chamar a atenção de Filipe Luís para 2026.

O grupo teve a estreia antecipada em três dias. Ao invés de iniciar contra o Bangu, em 14 de janeiro, a primeira partida será diante da Portuguesa no dia 11, em função da Supercopa do Brasil contra o Corinthians. Depois, a equipe joga com o Volta Redonda dia 17 e em seguida tem um clássico com o Vasco no dia 21, que pode marcar a estreia dos profissionais.

Boa parte dos jogadores que vão fazer essa primeira parte do Estadual estiveram recentemente em campo na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, quando o Flamengo enfrentou o Mirassol. O clube, vale lembrar, abriu mão da disputa da Copinha para se dedicar ao Carioca. O entendimento foi de que não haveriam atletas suficientes para os dois torneios.

Dois dos nomes mais conhecidos são os zagueiros Iago e João Victor, que fizeram parte do time de cima em 2025 e querem mais oportunidades. Ambos estão no grupo do Carioca. Os defensores ganharam outro forte concorrente no time profissional: o zagueiro Vitão, que já assinou contrato com o Fla e chega para disputar vaga com Léo Pereira, Léo Ortiz e Danilo. João Victor até teve chances na temporada, mas não foi bem.

Outro que vai aparecer durante o Carioca é Ryan Roberto. Destaque do time sub-17 na temporada, ele subiu para o sub-20 em 2026 e é uma das principais promessas do Fla. Destro, o jovem atua pelos lados do campo e costuma cair mais pela esquerda. Ele trabalhou com Filipe Luís no sub-17 em 2024 e treinou com o time principal em alguns momentos nesta temporada. Em 2025, marcou 22 gols em 37 jogos, sendo o jogador que mais balançou as redes nas duas principais categorias de base do Flamengo.

No gol, Léo Nannetti, enfim, deve ter uma chance como titular. Herói do título mundial sub-20 em 2025, o jovem foi a quarta opção na temporada. Como Dyogo Alves participou do Intercontinental e hoje é o segundo goleiro, o mais jovem pode ganhar rodagem. O reserva imediato de Rossi, a princípio, não treina com esse time alternativo. Gabriel Werneck é a outra opção.

Alguns nomes mais conhecidos da base que vão receber oportunidades são Daniel Sales, Johnny, Pablo Lucio, Guilherme, Douglas Telles e Joshua. Wanderson, Lucas Vieira, João Camargo, Pedro Fachinetti, Yago Melo e Bruno Xavier também lutam por minutos.

O Carioca também pode ser uma última oportunidade para Flamengo e jogadores definirem uma extensão de contratos. Iago, Johnny, Carbone e Douglas Telles têm vínculos apenas até o fim do ano.

O elenco principal se apresenta no Ninho do Urubu no dia 12. O foco principal será a estreia do Campeonato Brasileiro no dia 28 e a Supercopa do Brasil, em 1º de fevereiro.

GE