Internacionais | Poluição do ar
Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025
Qualidade do ar no sul da Califórnia atinge níveis perigosos
Região atingida pelo fogo tem níveis piores que Nova Déli, uma das cidades com o pior atmosfera do mundo
À medida que os incêndios florestais devastam o sul da Califórnia, a fumaça e as cinzas excessivas fazem com que a qualidade do ar caia na região. A cidade de Altadena está com um índice de qualidade do ar atual de 426, conforme últimas informações da IQair, empesa suíça que monitora a qualidade do ar em tempo de real de grandes cidades de todo planeta.
Este índice está em níveis “perigosos”, ou um nível 6 de 6 na escala do índice de qualidade do ar. Isso excede a pior qualidade do ar vista em Nova Déli, uma cidade notória pela poluição do ar, nos últimos dois dias, segundo a Worldwide Air Quality.
Com a fumaça excessiva e partículas transportadas pelo ar presentes no sul da Califórnia, alertas de qualidade do ar estão em vigor em grande parte da região, incluindo o centro de Los Angeles.
A previsão é que os alertas serão emitidos até o final desta quinta-feira (9), mas serão provavelmente estendidos enquanto os bombeiros lutam pela contenção.
“A poluição por partículas pode penetrar profundamente nos pulmões e causar sérios problemas de saúde, como ataques cardíacos, derrames, ataques de asma e dificuldade para respirar. Todos podem ser afetados, mas pessoas com doenças pulmonares ou cardíacas, idosos, gestantes, crianças e aqueles que passam muito tempo ao ar livre correm maior risco”, alerta o Distrito de Gestão da Qualidade do Ar da Costa Sul.
Incêndios crescem e se espalham nesta quinta-feira
Os bombeiros de Los Angeles estão lutando contra seis grandes incêndios ativos, considerados como “algumas das condições de incêndio mais históricas já registradas”, e cerca de 130 mil pessoas foram impactadas por ordens de evacuação.
Ventos fortes continuaram durante a noite enquanto o fogo cresce.
Moradores foram orientados a ajudar os socorristas mantendo-se informados, preparados para sair e ficando longe das áreas impactadas.
CNN