Notícias da Região | Santa Helena

Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026

Presidente da Colônia dos Pescadores de Santa Helena se manifesta sobre atraso do Seguro Defeso

Repercutiu entre os pescadores a matéria sobre o atraso do Governo Federal em pagar o Seguro Defeso para os pescadores em época de piracema.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Desde o dia 1 de novembro de 2025, está proibido pescar com redes no reservatório de Itaipu e os pescadores não receberam um centavo do que lhes é de direito. O defeso vai até 28 de fevereiro de 2026.

Em contato com a redação do Fonte Extra, o presidente da Colônia dos Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes, Lirio Hoffmann, disse que tem feito de tudo que pode para pressionar os políticos para resolver esta situação.

Lirio disse que está de férias e nem viajou por causa deste problema que reconhece ser falha do Governo Federal.

O Governo trocou no início da piracema, o setor responsável para “pagar” o seguro aos pescadores. Saiu do INSS, Instituto Nacional de Seguridade Social e foi para o MTE, Ministério do Trabalho e Emprego, que até agora não conseguiu reunir condições ou dinheiro para tal.

Segundo relato de alguns pescadores, há dificuldade de avançar na burocracia necessária para cadastrar cada pescador.  “Vai até uma altura (pela internet) e tranca tudo”, disse um deles.

O que foi dito

Em relação ao que foi dito na matéria anterior, cujo link está abaixo, nunca foi afirmado que o presidente local da Colônia dos Pescadores não estaria fazendo nada, ao contrário do que supôs o próprio em grupo de WhatsApp.

O que foi dito é que não houve manifestação acerca do assunto em nenhuma esfera, seja local, regional ou nacional, sendo que o Fonte Extra deve ter sido um dos primeiros meios de comunicação a versar sobre o tema.

Fonte Extra

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram