Notícias da Região | Emergência

Sábado, 28 de Dezembro de 2024

Prefeitura de Estreito, no MA, decreta situação de emergência, após queda da ponte sobre o rio Tocantins

Prefeito Léo Cunha (PL) cita a falta de recursos do município para lidar com as demandas que surgiram e pede ajuda dos governos federal e estadual. Acidente deixou nove mortos e oito desaparecidos.

A Prefeitura de Estreito decretou situação de emergência no município por causa da queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Maranhão ao Tocantins. Nove pessoas morreram e oito pessoas seguem desaparecidas.

O decreto, assinado pelo prefeito Léo Cunha (PL), cita a necessidade de apoio técnico e financeiro dos governos federal e estadual, já que o município estaria com falta de recursos para atender várias demandas urgentes decorrentes da queda da ponte.

Além da localização e resgate dos corpos dos desaparecidos, o prefeito cita prejuízos às atividades agrícolas e pesqueiras, além do risco de contaminação do rio Tocantins devido aos tanques de ácido sulfúrico e de pesticidas que caíram na água, com a queda da ponte.

Até o momento, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) afirma que os tanques estão intactos, porém a expectativa é que só sejam retirados em 15 a 30 dias.

Desabamento

O acidente aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os estados de Maranhão e Tocantins. Segundo autoridades, oito veículos caíram no rio Tocantins, que passa sob a ponte.

A estrutura foi construída na década de 1960, tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, pela BR-226.

Ela integra o corredor rodoviário Belém-Brasília. As más condições da ponte vinham chamando a atenção de quem passava por lá. Um vereador de Aguiarnópolis (TO) chegou a filmar rachaduras na ponte no momento em que a estrutura começou a ceder.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu.

A causa do colapso ainda vai ser investigada, de acordo com o órgão. A ponte foi completamente interditada, e os motoristas devem usar rotas alternativas.

"Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA", diz o DNIT, em nota.

G1

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp