Notícias da Região | Pontos impróprios

Domingo, 29 de Dezembro de 2024

Praias do Paraná têm 17 pontos impróprios para banho, segundo boletim do IAT; saiba onde

O Paraná tem 17 pontos impróprios para banho nas praias do estado. O dado foi divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT) nesta sexta-feira (27) em boletim de balneabilidade.

O boletim analisou 66 locais do litoral e das praias de água doce das costas norte e oeste do Paraná. Dos 17 pontos impróprios, 15 ficam no litoral e dois no interior do estado. Veja mais abaixo.

Segundo o IAT, as chuvas de dezembro tiveram impacto direto na qualidade da água do mar como também das prainhas de água doce do Paraná.

“É um cenário causado pelas chuvas, em decorrência especialmente de ligações clandestinas, que não estão corretamente ligadas à rede de esgoto. Isso faz com que o esgoto que não é tratado, vindo dos rios, chegue ao mar, trazido justamente pelas águas das chuvas”, afirmou a chefe da Divisão de Monitoramento do IAT, Christine da Fonseca Xavier.

Praias impróprias para banho

Litoral (15 pontos impróprios para banho):

Paranaguá: em duas localidades da praia de Encantadas – em frente ao módulo policial e à direita do trapiche;

Pontal do Paraná: balneários Shangri-lá, Olho D’Água e Ipanema;

Matinhos: Ipacaray, Solymar, Flórida, Riviera e Flamingo;

Antonina: na Ponta da Pita.

Os demais pontos com bandeira vermelha estão concentrados na foz dos rios que cortam a região, locais de drenagem das áreas urbanas que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas, como a foz do canal Caiobá, em Matinhos, e a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná.

Praias de água doce (dois locais impróprios para banho):

Prainha de São Miguel do Iguaçu;

Prainha de Entre Rios do Oeste.

Como saber se dá para entrar na água?

O IAT explica que os locais próprios para banho são sinalizados com bandeiras azuis, e os impróprios com bandeiras vermelhas.

A população também pode acompanhar os boletins no aplicativo “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play

Com informações de G1 Paraná