Notícias da Região | Paraná

Terça-feira, 16 de Setembro de 2025

Policiais equipados: forças especiais de segurança do Paraná recebem 1,5 mil fuzis

Novos armamentos cumprem um papel estratégico na proteção das forças policiais e da população. Eles integram a maior aquisição de fuzis da história do Paraná, dentro de um pacote de investimentos para fortalecer as forças de segurança estaduais.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta terça-feira (16), em Curitiba, a maior aquisição de fuzis da história do Paraná, dentro de um pacote de investimentos para fortalecer as forças de segurança estaduais. Ao todo, foram adquiridos 3.711 novos equipamentos, sendo que 1.544 foram entregues e o restante chegará entre o segundo semestre deste ano e o início de 2026. O aporte para a compra deste primeiro lote é de R$ 15,4 milhões, com apoio de emendas parlamentares.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Segundo Ratinho Junior os novos armamentos cumprem um papel estratégico na proteção das forças policiais e da população. “Hoje estamos entregando mais de 1.500 fuzis, e até o final do ano serão mais de 3 mil, o que faz desta a maior compra da história do Paraná. Esse investimento, junto com viaturas, caminhonetes blindadas e helicópteros, fortalece nossas equipes e garante que possamos enfrentar o crime organizado com ainda mais eficiência”, afirmou o governador.

Ele também ressaltou que os recursos fazem parte de um pacote que integra tecnologia, equipamentos e presença policial, contribuindo para a redução histórica dos índices de criminalidade no Estado. "Força de segurança se faz com presença física, equipamentos e tecnologia, e é isso que estamos entregando hoje: viaturas, armamento pesado, helicópteros e tecnologia de ponta, garantindo mais proteção e eficiência para toda a população do Paraná”, completou Ratinho Junior.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira os armamentos serão utilizados pelas forças policiais do Estado, além dos grupos de operações especiais das polícias Civil (PCPR) e Militar (PMPR), como, por exemplo, o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), a Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Cirocam), o Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone) e o Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFron).

“Esses armamentos de última geração vão equipar, em primeiro momento, as forças especiais, que enfrentam situações de alto risco e atuam diretamente no combate ao crime organizado, tráfico de drogas e homicídios, áreas que demandam resposta rápida das forças policiais", disse o secretário.

Ele ressaltou que o investimento nos armamentos faz parte da estratégia maior do Estado para enfrentar o crime organizado. “Estamos nos preparando há muito tempo, com inteligência e integração entre as forças estaduais e municipais. Com esses fuzis modernos, nossas operações especiais terão precisão e poder de resposta compatíveis com os desafios do crime organizado, garantindo atuação rápida em todo o Paraná”, acrescentou o secretário. 

A entrega dos novos fuzis faz parte de um pacote superior a R$ 100 milhões entregue por Ratinho Junior nesta terça-feira e envolve cinco helicópteros, 35 caminhonetes RAM 3500 de grande porte, 56 viaturas L200, e equipamentos ópticos e táticos de última geração, como monóculos de visão noturna, designadores laser, miras de visão termal e sistemas de captação de imagens através de paredes.

AEN

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram