Brasil | Brasil

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

PM segura pelo pescoço e joga spray de pimenta em homem negro imobilizado durante abordagem em SP

Vítima da abordagem teria acionado a polícia após ser ameaçado com uma faca; PM disse que vai investigar o caso e medidas cabíveis serão tomadas

Um homem negro foi vítima de uma abordagem truculenta da Polícia Militar na frente da casa onde vive de aluguel, após denunciar um ato de violência do ex-marido da dona do imóvel, nesta terça-feira (23), em São Paulo.

No vídeo, que viralizou nas redes sociais, é possível ver os agentes segurando o homem, identificado como César, pelo pescoço contra o portão do imóvel, espirrando spray de pimenta no seu rosto e forçando a abertura das pernas do morador. Veja o vídeo abaixo.

O deputado estadual paranaense Renato Freitas (PT) compartilhou o vídeo em suas redes sociais e disse que, segundo denúncia recebida, César teria recebido uma cobrança indevida de aluguel, que já estava paga, e sido ameaçado com uma faca pelo ex-marido da proprietária da residência. Ele então decidiu acionar a Polícia Militar.

“Com a chegada dos PMs, a vítima vira criminoso. Agredido pelos policiais, apesar de ser defendido pela dona da casa, que afirma ter recebido a quantia pelo aluguel”, disse Freitas em seu Instagram.

O que diz a PM

À CNN, a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) informou não compactuar com desvios de conduta ou excessos de seus agentes, punindo com rigor aqueles que descumprem os protocolos da instituição.

“A PM instaurou um procedimento apuratório. As imagens veiculadas pela reportagem bem como a das câmeras operacionais estão sendo analisadas. As devidas medidas administrativas e legais cabíveis serão adotadas diante das irregularidades”, conclui a nota.

CNN