Internacionais | Investida
Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025
Petróleo é prioridade em investida de Trump contra a Venezuela, diz jornal
O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem colocado o petróleo como prioridade na ofensiva contra a Venezuela, segundo reportagem publicada pelo jornal The New York Times nesta terça-feira (16).
Embora a Casa Branca afirme publicamente que as operações militares no Caribe têm como objetivo combater o narcotráfico, o NYT relata outra preocupação interna. De acordo com o jornal, assessores americanos defendem ampliar o acesso ao petróleo venezuelano.
A pressão aumentou nesta terça, após Trump anunciar um bloqueio total a petroleiros sob sanções que entram e saem do país. Dados do Relatório Mundial de Energia de 2025 indicam que a Venezuela é país com as maiores reservas de petróleo do mundo, com 302,3 bilhões de barris.
Segundo o New York Times, o governo Trump tem feito negociações secretas com Nicolás Maduro, focando no petróleo. O jornal afirma que o presidente venezuelano chegou a oferecer a abertura da indústria petrolífera do país aos americanos.
A Casa Branca rejeitou a proposta, já que desconfia das intenções do líder venezuelano e acredita que ele deseja ganhar tempo. Além disso, Maduro tem demonstrado resistência em deixar o poder.
Ainda de acordo com o jornal, aliados de Trump avaliam que um eventual governo venezuelano liderado pela opositora María Corina Machado seria mais alinhado aos interesses dos EUA, limitando a influência de China e Rússia no país.
Em novembro, outra reportagem do NYT revelou que Trump recebeu e analisou diferentes opções de ação militar contra autoridades venezuelanas, incluindo planos que preveem assumir o controle do petróleo do país.
G1








