Internacionais | Eleições 2019

Sábado, 05 de Outubro de 2019

Partido Socialista é favorito e deve se manter no poder em eleições de Portugal neste domingo

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, não deve enfrentar dificuldades para garantir sua permanência no cargo nas eleições parlamentares deste domingo (6).

O Partido Socialista, que ele lidera, aparece como favorito nas pesquisas, com 38%, o que renderiam 104 assentos na Assembleia, de acordo com a agência de notícias RFI.

Assim, para atingir a maioria de 116 assentos que permitiria sua permanência no cargo, ele depende apenas do apoio do Bloco de Esquerda, que deve obter 17, ou do Partido Comunista Português, que provavelmente terá 16, também segundo as mais recentes pesquisas.

Atualmente, Costa governa em uma coalizão que já une esses dois partidos ao seu, e que foi apelidada de “Geringonça” no início de seu mandato, em 2015.

Apesar de uma redução na diferença das intenções de voto, o segundo colocado nas pesquisas, o Partido Social Democrata, de centro-direita, aparece com 26%. Isso deve representar uma redução na bancada de representantes de centro-direita em relação à eleição de 2015.

G1