Notícias da Região | Modernização
Quinta-feira, 26 de Junho de 2025
Paraná inicia implementação da plataforma digital pioneira SAMU Mobile pela região Oeste
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste (Consamu), deu início, nesta quinta-feira (26), à Fase 1 da implantação do SAMU Mobile, sistema desenvolvido para modernizar o atendimento pré-hospitalar de urgência no Paraná. A ação integra o processo de digitalização da Rede de Atenção às Urgências, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com apoio técnico da Celepar.
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O novo sistema visa substituir gradualmente o atual modelo de comunicação, baseado em rádio e celular, por uma plataforma digital. A proposta é equipar as ambulâncias do SAMU e Siate com tablets conectados em tempo real às centrais de regulação, facilitando o compartilhamento de dados, voz e imagens entre as equipes móveis e os médicos reguladores.
Entre as 12 centrais de regulação de urgência do Estado, o Consamu, que atende 43 municípios, é o primeiro a implementar o novo sistema. A atualização será realizada em cinco fases, com previsão de conclusão até julho de 2027.
“Esse é mais um resultado concreto do compromisso que o Governo do Paraná, por meio do governador Ratinho Junior, assumiu com a modernização da saúde pública. Estamos avançando com responsabilidade e foco naquilo que realmente importa: salvar vidas e atender com qualidade”, destacou o secretário da Saúde, Beto Preto.
"É motivo de orgulho e demonstração de reconhecimento, por parte da Secretaria de Estado da Saúde, termos sido escolhidos para iniciar este avanço na melhoria dos atendimentos de urgência e emergência", afirmou o diretor-geral do Consamu, João Gabriel Avanci. "O SAMU Mobile vai proporcionar maior agilidade e segurança nos atendimentos e compilar dados das ocorrências para embasar políticas de saúde mais assertivas, alinhadas às reais necessidades de cada localidade".
O SAMU Mobile se integra ao sistema SAMU Web, já utilizado nas Centrais Regionais de Regulação, e permite que os profissionais envolvidos nos atendimentos atuem de maneira coordenada e com acesso a informações em tempo real. A expectativa é de que a ferramenta contribua para reduzir o tempo de resposta, melhorar a comunicação e ampliar a rastreabilidade das ocorrências.
O projeto faz parte do programa Paraná Eficiente, financiado pelo Banco Mundial. Desde sua assinatura, em 2022, já foram desembolsados US$ 53,64 milhões, o equivalente a 41,2% do total previsto de US$ 130 milhões. A iniciativa teve início durante a pandemia de Covid-19 e se expandiu com o objetivo de aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos, especialmente na área da saúde.
AEN








