Notícias da Região | Paraná

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020

Paraná é líder em doações de transplante de órgãos

O Sistema de Transplantes do Paraná continua sendo uma referencia nacional. Os números são animadores. De janeiro a maio deste ano foram 107,1 notificações por milhão de população, que é quando existe um potencial doador, e 43,9 doações por milhão de população efetivado.

O gráfico mostra a evolução do Paraná nos últimos 10 anos, nos primeiros cinco meses de cada ano. É uma taxa bem acima da média nacional e que pode ser comparada a resultados de países europeus e estados norte americanos.

As estatísticas mostram que o Paraná registrou de janeiro a maio de 2020, 450 notificações com 209 doações concretizadas. A recusa familiar é de 23%. Só na região de Cascavel foram 34 doações, com recusa familiar de 20%.

61% dos doadores paranaenses são homens e 39% mulheres. A Uopeccan tem uma equipe especializada em captação de fígado, Rins, Pâncreas e coração para válvulas.

Nestor é medico especialista em transplantes e um dos responsáveis pela captação. Ele explica que o hospital do câncer também é habilitado a fazer o transplante de fígado.

O Hospital Universitário de Cascavel é um dos grandes destaques do Paraná no trabalho de aceitação dos familiares. Resultado expressivo que também é apresentado pelo hospital São Lucas, que até agora apresenta uma taxa de conversão de 100% em 2020.

Dentre os médicos, o santa-helenense Gabriel Margraf também faz parte do corpo médico responsável pelos transplantes.

JC1/Catve