Esporte | Palmeiras
Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
Palmeiras controla estreia mesmo rodando elenco e vence a primeira do ano sem sustos
Abel Ferreira usa escalação mesclada contra a Portuguesa e indica padrão para início do ano
O Palmeiras fez sua parte na estreia de 2025. Sem grandes sustos, venceu a Portuguesa por 2 a 0, no Allianz Parque, enquanto rodava o elenco diante de uma pré-temporada mais curta do que de costume.
Foram apenas nove dias de trabalho até o primeiro jogo do Campeonato Paulista. E mais do que a primeira escalação, a relação de jogadores fora mostra que a ideia da comissão técnica para amenizar o pouco de tempo de preparação será mudar jogadores.
Gustavo Gómez, Mayke, Caio Paulista, Aníbal Moreno, Felipe Anderson, Raphael Veiga, Facundo Torres, Flaco López e Rony nem foram relacionados.
A primeira escalação de 2025 teve a defesa com Marcos Rocha, Naves, Murilo e Vanderlan, o meio com Fabinho e Richard Ríos como volantes, Mauricio na armação, além de Rômulo e Estêvão nas pontas, e Thalys, recém-promovido do sub-20, como referência.
Embora a condição física ainda esteja longe da ideal, o Palmeiras começou o jogo com marcação agressiva, dificultando a saída de bola da Portuguesa.
Foi assim que saiu rapidamente o primeiro gol alviverde: Vanderlan escorou após chutão do goleiro Rafael Santos, Mauricio se antecipou ao marcador e chutou firme para abrir o placar, aos 11 minutos.
Com 1 a 0 para os donos da casa, o desenho do jogo foi durante boa parte do tempo ataque contra defesa. Ainda que sempre rondando a área da Lusa, o Palmeiras tinha dificuldade para transformar esta presença ofensiva em mais gols.
Estêvão começou o ano como terminou 2024, sendo um ponto de desequilíbrio na direita. Rômulo, que atuou pouco na temporada passada, teve um início participativo na esquerda, enquanto Thalys mostrou dificuldades como referência.
O roteiro do jogo só esteve ameaçado de mudar quando a Lusa teve um pênalti marcado a seu favor, mas revogado após o árbitro constatar no VAR que Murilo não havia tocado com a mão na bola.
Ainda que pouco incomodado, o Palmeiras flertava com o risco de em um vacilo levar o empate, mas sacramentou o resultado em bela jogada ensaiada. A cobrança curta de escanteio terminou com um lindo passe de Marcos Rocha para Mauricio fazer seu segundo na noite.
Exceto por Naves, que deu lugar a Benedetti por dores, Abel só começou a fazer substituições a partir dos 30 minutos do segundo tempo.
Não foi de encher os olhos, mas nem se esperava isso. O Palmeiras fez o necessário para vencer enquanto continua a se preparar para a temporada. Sábado, contra o Noroeste, Abel deve colocar uma equipe bem diferente em campo.
G1