Notícias da Região | Paraná

Sexta-feira, 08 de Novembro de 2019

Operação Westcida: nove são presos e mais de R$1 milhão em multas é aplicado

Após força-tarefa para fiscalização e apreensão de agrotóxicos ilegais no Paraná, foi apresentado na manhã desta sexta-feira (8) os resultados da Operação, intitulada como "Westcida", que aconteceu entre os dias 04 e 08 de novembro.

A fiscalização foi realizada em propriedades rurais, fronteira internacional, rodovias, depósitos e comerciantes no estado do Paraná, mas teve como regiões principais, o Oeste e Sudoeste.

Durante a operação, diversos produtos ilegais foram apreendidos, sendo eles do Paraguai e países vizinhos, e também, com lote raspado, caracterizando material de furto/roubo.

Ao todo, a operação resultou na fiscalização de 440 propriedades rurais, 17 comerciantes de agrotóxicos e quase 1200 veículos. Nas regiões principais da operação, 359 fiscalizações foram feitas, resultando em 35 autuações, sendo 34 de produtores rurais, por uso, armazenamento e importação de agrotóxico ilegal, e somente uma comerciante por armazenamento e comercio do produto. Todo este trabalho, gerou R$1 milhão em multas, além de nove prisões em flagrante e apreensão de 15 armas sem registro.

De acordo com Giovani Ferri, Promotor de Justiça e Coordenador do Grupo Especializado em Meio Ambiente, todos os notificados, serão severamente punidos.

Com encerramento desta operação, uma nova deve ser deflagrada brevemente, pois durante as fiscalizações foi constatado que na região existe um esquema de comércio ilegal de agrotóxicos vencidos e também de produtos roubados.

Participam da Operação:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério Público do Paraná, da Policia Rodoviária Federal, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), do Ibama, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do Batalhão de Polícia de Fronteira e do Batalhão de Polícia Ambiental.

CATVE