Notícias da Região | Irregularidades

Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025

Operação Avatar combate uso de identidades falsas e comercialização de placas veiculares ilegais

A Polícia Militar do Paraná, por meio da Agência Local de Inteligência do 5º Batalhão, em parceria com o Ministério Público, deflagrou a Operação Avatar, que tem como objetivo desmantelar uma rede criminosa especializada na fabricação e comercialização de placas veiculares ilegais nas cidades de Londrina e Ibiporã.

O nome da operação faz referência ao uso de perfis falsos, ou "avatares", empregados pelos criminosos para encobrir suas atividades ilícitas. Durante as investigações, foi identificado um esquema sofisticado de anonimato digital, no qual os suspeitos, conhecidos pelos pseudônimos "JR" e "Edson Baltazar", utilizavam redes sociais, como o Facebook, e aplicativos de mensagens para promover serviços ilegais.

Os serviços oferecidos incluíam a fabricação de placas para veículos em situação irregular, como automóveis baixados ou oriundos de furtos e roubos. A investigação apontou ainda a utilização de chaves PIX para pagamentos e a atuação dos suspeitos em mais de 130 grupos virtuais com indícios de atividades ilícitas.

Nesta quinta-feira (09), a operação culminou na realização de buscas domiciliares nas residências dos dois principais suspeitos, com o objetivo de apreender provas que comprovem as práticas criminosas.

A Polícia Militar do Paraná reafirma seu compromisso no combate a crimes que afetam a segurança pública e pede à população que colabore com denúncias de atividades suspeitas. Informações podem ser repassadas ao Disque Denúncia do 5º BPM, pelo telefone (43) 98843-7689.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp