Internacionais | Desastre ambiental

Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025

O que se sabe sobre os incêndios de Los Angeles que avançam fora de controle

Ventos fortes e falta de recursos estão apresentando desafios às equipes que combatem as chamas, que continuam a se espalhar rapidamente

Nos Estados Unidos, as autoridades estão trabalhando para retirar os moradores do condado de Los Angeles do caminho enquanto quatro incêndios florestais queimam — todos eles estão 0% contidos.

Ventos fortes e falta de recursos estão apresentando desafios às equipes que combatem as chamas, que continuam a se espalhar rapidamente.

Cinco pessoas morreram como resultado do incêndio de Eaton, disse o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, à afiliada da CNN, KABC, nesta quarta-feira (8).

A CNN entrou em contato com o gabinete do xerife para obter mais informações

Veja aqui a situação atualizada de cada um dos incêndios de Los Angeles:

• O Palisades é o maior incêndio no condado neste momento, queimando mais de 15.832 acres (6.406 hectares), disseram autoridades. A maior parte do incêndio está em Pacific Palisades, bairro nobre de Los Angeles entre as cidades de Santa Monica e Malibu. Ele destruiu pelo menos mil estruturas.

• O incêndio Eaton queimou cerca de 10.600 acres (4.289 hectares), de acordo com o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (Cal Fire). Pelo menos duas pessoas morreram. Mais de 100 estruturas foram destruídas, e mais de 13.000 ainda estão em risco.

• O incêndio Woodley começou nesta quarta-feira (8) e queimou pelo menos 30 acres (12 hectares), disseram os bombeiros. A área foi revisada depois de um informe anterior do Cal Fire apontar que o incêndio teria queimado 75 acres (30 hectares).

• O incêndio Hurst, que começou na terça-feira à noite, queimou mais de 505 acres (204 hectares), disse o Corpo de Bombeiros da Califórnia.

O que mais sabemos:

Combate às chamas

As operações aéreas para combater o incêndio Palisades foram retomadas após terem sido temporariamente suspensas devido às condições extremas de vento, disse a prefeita Karen Bass.

A Guarda Nacional da Califórnia enviou militares, disse o governador Gavin Newsom.

A equipe da World Central Kitchen está no sul da Califórnia para fornecer refeições aos primeiros socorristas e às famílias, disse em um comunicado.

Ordens de retirada

Uma análise da CNN sugere que aproximadamente 155.000 pessoas no Condado de Los Angeles estavam sob ordens de retirada obrigatórias para os incêndios de Eaton, Palisades e Hurst.

Isso é o dobro do que as autoridades estimaram na manhã de quarta-feira, que era que pelo menos 70.000 pessoas estavam sob ordens de retirada.

Houve um “número de feridos significativos” em pessoas que não deixaram suas casas e socorristas lutando contra o incêndio.

Recursos

O secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas e o presidente Joe Biden disseram que o governo federal está fornecendo recursos.

Todos os hidrantes secaram temporariamente no bairro de Pacific Palisades durante a noite de quarta-feira, de acordo com Janisse Quiñones, diretora executiva do Departamento de Água e Energia de Los Angeles.

As autoridades disseram que o condado não estava preparado “para esse tipo de desastre generalizado”.

Quedas de energia

Mais de 1,5 milhão de lares, empresas e outros consumidores de energia estavam sem eletricidade até a tarde desta quarta-feira, de acordo com o site PowerOutage.us. Quase todos eles estavam no sul da Califórnia.

A maioria das quedas de energia ocorreu nos condados de Ventura e Los Angeles, que foram duramente atingidos.

E muitos consumidores tiveram sua eletricidade cortada de propósito para evitar que os sistemas elétricos pegassem fogo.

Bombeiros no local

Alguns bombeiros estão trabalhando em turnos de 36 e 48 horas para combater os incêndios crescentes, disse Brian Rice, presidente da California Professional Firefighters.

Brent Pascua, chefe de batalhão da Cal Fire, disse que as equipes estão cansadas, mas “manteremos nossa posição e protegeremos tudo o que pudermos”.

CNN