Notícias da Região | Santa Helena

Segunda-feira, 15 de Abril de 2019

No Dia Nacional da Conservação do Solo, Osmar Ben, diretor de Agricultura dá detalhes sobre cuidados com sua propriedade rural

15 de abril é dia da Conservação do Solo e para falar sobre o tema, Correio do Lago ouviu Osmar Ben, diretor de Agricultura do município de Santa Helena. Considerado por Osmar o cuidado mais importante que o agricultor deve ter em sua propriedade, pois o solo é patrimônio seu, ele destaca algumas ações importantes.

Em Santa Helena, somente no último ano, foram feitos e reformados mais de 500 mil metros de terraços pela Administração Municipal, em razão das fortes chuvas ocorridas no período.

Fazer os terraços, no entanto, não é suficiente para garantir a conservação do solo. Osmar explica como o agricultor e seu técnico assistente devem proceder para garantir a qualidade do solo, evitando o desgaste da terra de maneira simples e econômica.

Fazer a semeadura em nível respeitando os terraços, a rotação e a consorciação de culturas, descompactando o solo para “aumentar a capacidade de infiltração das águas da chuva no solo, evitando escorrimento superficial, preservando a matéria orgânica do solo e, consequentemente, a sua produção”, são algumas recomendações de Osmar Ben, além da necessidade de evitar a todo custo a aplicação de defensivos de “alto a baixo” na propriedade.

Origem do Dia da Conservação do Solo

No Brasil, o Dia Nacional da Conversação do Solo foi oficializado através do decreto de lei nº 7.876, de 13 de novembro de 1989.

A criação desta data foi uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A escolha do dia 15 de abril é uma homenagem ao conservacionista norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881 – 1960), considerado o “pai da conservação do solo” nos Estados Unidos e um modelo para todas as outras nações.

Esta data foi criada com o intuito de desenvolver um pensamento crítico na população sobre a importância da correta utilização do solo, como um recurso natural para a produção de alimentos.


COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

Osmar Ben - 15.04.2019 - 12:581
Não é homenagem não, eu que escolhi nascer nesse dia porque é dia da conservação do solo.
Amigo do Osmar - 15.04.2019 - 11:042
Eu pensava que o dia 15 de abril era homenagem devido ser o dia do aniversário do Osmar Ben

Deixe seu comentário

* Ao enviar o comentário você aceita os termos de uso do site.