Notícias da Região | Fronteira
Terça-feira, 22 de Abril de 2025
No Dia da Terra, Itaipu Binacional destaca ações educacionais do Refúgio Biológico Bela Vista em Foz do Iguaçu

Celebrado nesta terça-feira (22), o Dia da Terra reforça a importância da preservação ambiental e o uso racional dos recursos naturais. Para a Itaipu Binacional, a data é também uma oportunidade de dar visibilidade às ações educativas realizadas no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), em Foz do Iguaçu, que há mais de 40 anos atua na conservação da flora e fauna e na disseminação de conhecimentos sobre sustentabilidade.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
O RBV é referência em educação ambiental, pesquisa e turismo sustentável. Restaurado a partir de antigas áreas agrícolas, o espaço faz parte do Complexo Turístico Itaipu (CTI) e recebe milhares de visitantes todos os anos — somente em 2024, já foram quase 50 mil, sendo cerca de 10 mil de municípios lindeiros ao lago de Itaipu.
O passeio no refúgio é conduzido por monitores capacitados, com foco em tornar as experiências informativas e envolventes. “O RBV é um verdadeiro laboratório vivo, onde o visitante vivencia de forma prática conceitos ligados à conservação ambiental”, explica Edivaldo dos Santos Nunes, coordenador de visitas do CTI.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a produção de mudas florestais, o cultivo de plantas medicinais, a criação de peixes em tanques-rede e a reprodução de espécies ameaçadas da fauna da Mata Atlântica, como a onça-pintada e a harpia. Os visitantes podem inclusive participar do plantio de árvores como parte da experiência.
Uma das iniciativas de maior impacto é a Imersão Pedagógica, voltada a estudantes do Ensino Médio e parte do programa Itaipu Mais que Energia, desenvolvido em parceria com o Itaipu Parquetec. Até agora, a ação já atendeu 21 escolas, totalizando 623 alunos. A edição 2025 começou no último dia 16 com alunos do Colégio Estadual Dom Manoel Konner, de Santa Terezinha de Itaipu, que percorreram trilhas e participaram de oficinas sobre ecossistemas e biodiversidade.
“O objetivo é fazer com que os estudantes sintam-se parte do meio ambiente e entendam, na prática, a importância de sua conservação”, destaca o analista educacional Marcos Vinicius dos Santos.
A professora Mayara Cristina Volpato Johann, que acompanhou os alunos, destacou o caráter multidisciplinar da atividade: “A sustentabilidade deve ser tratada em todas as áreas do conhecimento. Muitos estudantes nunca tinham visto os biomas que estudam na teoria”.
Outra frente importante de atuação do RBV é o projeto Amigos do Refúgio em Ação, voltado às comunidades vizinhas. A ação já atendeu 311 alunos do 6º ao 9º ano e 25 idosos da Vila C, com oficinas de educação ambiental, cultura, arte e letramento digital. “Queremos promover o senso de pertencimento e a melhoria da qualidade de vida”, explica Michelly dos Reis Laurindo, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu.
As visitas ao Refúgio Biológico Bela Vista podem ser agendadas pelo site www.turismoitaipu.com.br. Já as escolas estaduais interessadas na Imersão Pedagógica podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. As atividades são realizadas às segundas e quartas-feiras, com limite de 42 alunos por grupo e voltadas a instituições dos oito municípios do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu.




