Internacionais | Guerra em Gaza

Sábado, 06 de Dezembro de 2025

Negociações sobre Gaza estão em momento "crítico", diz premiê do Catar

Segundo Al-Thani, mediadores estão trabalhando juntos para impulsionar próxima fase do cessar-fogo

O primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman al-Thani, disse neste sábado (6) que as negociações sobre a guerra em Gaza estão em um momento "crítico".

Segundo ele, mediadores estão trabalhando juntos para impulsionar a próxima fase do cessar-fogo.

As conversas sobre forças de estabilização do enclave palestino também continuam em discussão, incluindo mandato e regras de engajamento.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, seu principal objetivo deve ser separar israelenses e palestinos ao longo da fronteira.

Mortes em Gaza

Pelo menos 70.125 palestinos foram mortos e outros 171.015 ficaram feridos desde o início da última onda de confrontos entre Israel e o Hamas, disseram autoridades de saúde da Faixa de Gaza em um comunicado divulgado na quinta-feira (4).

Embora um cessar-fogo entre os dois lados tenha entrado em vigor em 10 de outubro na Faixa de Gaza, o número de mortos continua aumentando, já que Israel segue realizando ataques aéreos em retaliação ao que descreveu como violação da trégua pelo Hamas.

Os hospitais do enclave receberam mais oito corpos nas últimas 24 horas, incluindo seis novas mortes e dois corpos recuperados dos escombros, acrescentaram as autoridades.

Segundo o comunicado, ataques israelenses periódicos mataram 366 palestinos e feriram outros 938 no enclave sitiado desde 11 de outubro.

Outros 619 corpos foram encontrados sob os escombros desde então.

CNN Brasil