Notícias da Região | Santa Helena
Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2026
Municípios do Paraná registram crescimento no PIB per capita e redução de desigualdade
O Paraná consolidou um importante avanço econômico entre os anos de 2022 e 2023, segundo dados do estudo PIB dos Municípios, elaborado pelo IBGE e analisado pelo Ipardes. O levantamento aponta que o PIB per capita no estado cresceu, em média, 15%, o que representa um incremento superior a R$ 6 mil por município. O estudo revela um avanço econômico em quase 90% das cidades e fortalecimento das economias locais.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
O desempenho positivo foi disseminado por todo o território paranaense, alcançando quase 350 das 399 cidades do estado. Para o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, esses números refletem um dinamismo econômico que abrange desde os grandes centros até os pequenos municípios. "Isso significa que a economia está andando e que os municípios estão com capacidade de caminhar para frente, gerando oportunidades para a população", destacou o secretário.
Além da expansão da riqueza, o relatório trouxe um dado qualitativo fundamental: a redução do Índice de Gini municipal. Este indicador, que mede a concentração de renda e riqueza, apresentou queda, sinalizando que o crescimento econômico está ocorrendo de forma mais equilibrada entre as regiões. A geração de renda está menos concentrada em poucos polos. Cidades de menor porte econômico apresentaram crescimento proporcionalmente mais intenso. Houve um fortalecimento da distribuição da atividade produtiva no interior do estado.
Segundo Guto Silva, a diminuição do Índice de Gini é um indicativo de solidez social. "Quanto menor o índice, melhor, pois significa que não há concentração de recursos em apenas uma região ou cidade, mas sim um equilíbrio maior da questão econômica", afirmou.








