Notícias da Região | Santa Helena

Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2021

Município cobra melhorias no fornecimento de energia da Copel

O município de Santa Helena encaminhou pedido ao diretor-presidente da Copel, Daniel Slaviero, no dia 03 fevereiro, solicitando melhorias no fornecimento de energia, sobretudo na área rural de Santa Helena, cobrando da companhia ações como podas de árvores, inspeções e manutenções preventivas nas redes e limpeza em geral para evitar colapsos que se traduzem em enormes prejuízos para os usuários.

O documento, que foi assinado pelo prefeito e vice, justifica o grande potencial agrícola que por sua vez, demanda de energia de qualidade para a manutenção de equipamentos em aviários, pocilgas e estrebarias, por exemplo.

“...Santa Helena vigora em 6º lugar no Ranking do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, com um valor aproximado de R$1 bilhão referente à sua produção...” cita.

Resposta da Copel

Em atenção à demanda, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica retornou ofício afirmando que estão em andamento as obras do programa Paraná Trifásico que consiste na ampliação das redes de energia nas zonas rurais dos municípios. A conclusão desta frente de trabalho está prevista para 2022.

Além disso, o texto relata que, no ano passado, teve iniciou uma ação de manutenção e inspeção nas redes locais e que este trabalho continua em andamento.

Investimentos

A Copel anunciou ainda que está previsto para este ano um investimento de mais de R$4 milhões no Município que objetiva automatizar o sistema de transmissão instalando equipamentos capazes de isolar os pontos com defeito, de modo que não haja interrupção total do fornecimento de energia da rede afetada. O sistema é chamado de Self Healing.

Para finalizar, a Companhia assegura que, com a finalização de tais medidas, haverá significativa melhora na qualidade do fornecimento de energia elétrica em Santa Helena.

Veja no anexo abaixo a resposta da Copel

Assessoria

Clique aqui para baixar o pdf