Esporte | Internacional

Sábado, 16 de Janeiro de 2021

'Motorzinho' do Inter, Edenilson volta para ditar ritmo da equipe na luta pelo título brasileiro

No encalço do São Paulo pela liderança do Brasileirão, o Inter aposta no retorno de Edenilson para superar o Fortaleza no domingo, pela 30ª rodada. Após cumprir suspensão, o "motorzinho" colorado reaparece para organizar o meio-campo, municiar os parceiros e ainda balançar as redes.

Se é verdade que Yuri Alberto se destaca como artilheiro, o camisa 8 não fica para trás em sua colaboração ofensiva. Nos últimos três jogos em que esteve em campo, participou diretamente de três gols.

Edenilson é o principal "garçom" colorado no Brasileirão, com cinco assistências, ao lado de Thiago Galhardo. Só estão atrás de Vina, do Ceará, e Marinho, do Santos, que somam seis.

A importância do volante se dá pela dinâmica que imprime nas partidas. Além de contribuir na recomposição defensiva, é um dos criadores das jogadas da equipe. Carrega a bola, avança com ela e lança com precisão.

A visão de jogo foi fundamental para gols de Yuri Alberto e Caio Vidal, nas vitórias sobre Palmeiras e Ceará, respectivamente.

Edenilson no Brasileirão

24 jogos

12 vitórias

6 empates

6 derrotas

3 gols

5 assistências

6 amarelos

42 desarmes

37 faltas cometidas

30 faltas sofridas

Além das cinco assistências, Edenilson anotou três gols no Brasileirão. Ou seja, o volante contribuiu diretamente para oito gols marcados pelo Inter na competição.

No elenco, só fica atrás de Galhardo, artilheiro com 16 bolas na rede. Porém, o meia-atacante está fora por uma lesão na panturrilha esquerda.

O estilo de Edenilson fez falta no último final de semana. Apesar de sair com a vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, o Colorado não conseguiu apresentar a mesma produção ofensiva. Nonato, o substituto, ficou abaixo do companheiro na colaboração para criar as jogadas.

Abel espera que o "Super Ed", como é chamado carinhosamente pela torcida, siga com o motor turbinado para levar o Inter a mais um resultado positivo. O duelo com o Fortaleza ocorre no domingo, às 20h30, no Beira-Rio. O time gaúcho é vice-líder com 53 pontos, três a menos que o São Paulo.

Globo Esporte