Notícias da Região | Santa Helena

Sexta-feira, 29 de Maio de 2026

Moradores dos bairros Alto Alegre e Cristo Rei recebem força-tarefa para ligações de água e esgoto em Santa Helena

Foto: Assessoria Sanepar

Com a expansão urbana de Santa Helena, na região Oeste do Paraná, os bairros Alto Alegre e Cristo Rei vinham enfrentando a falta de infraestrutura básica, com a ausência de rede pública de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. Para solucionar esse problema e conter os riscos de contaminação e desabastecimento, uma força-tarefa será realizada neste sábado (30) para cadastrar cerca de 200 imóveis e integrá-los à rede pública.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

A intervenção consiste na fase final de obras que implantaram 3,5 quilômetros de tubulações de água e esgoto na localidade. Com a conclusão das adesões e das ligações domiciliares, os moradores passarão a contar com água tratada e distribuição contínua, além do escoamento adequado dos efluentes. No município, o esgoto coletado passa por uma estação de tratamento biológico de alta eficiência que utiliza a tecnologia de Reatores Sequenciais em Bateladas (SBR), cujo processo converte os resíduos em lodo para uso agrícola e adota plantas aquáticas (wetlands) para a depuração natural de poluentes.

Durante as visitas, os empregados da empresa responsável, devidamente uniformizados, com crachás e em carros oficiais, explicam cada etapa do processo e recolhem os dados pessoais e as assinaturas de adesão, sem a necessidade de entrar nos imóveis. A ligação de esgoto é gratuita, enquanto a de água pode ser parcelada em até 24 vezes, com cobrança exclusiva na fatura mensal. A empresa alerta que em nenhum momento será solicitado dinheiro ou Pix. Os moradores que não forem localizados no sábado poderão formalizar o pedido diretamente na Central de Relacionamento local da empresa, situada na Rua Ângelo Cattani, 1030, no Centro.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram