Notícias da Região | Santa Helena

Quarta-feira, 25 de Março de 2020

Moradores de Santa Helena produzem viseiras para as linhas de frente do combate ao novo coronavírus

Enquanto algumas pessoas insistem em andar pelas ruas de forma desnecessária, três moradores de Santa Helena decidiram aproveitar seu tempo de isolamento social para o bem, imprimindo em 3D suportes que serão utilizados para viseiras dos profissionais de saúde que estão tendo maior contato com as pessoas que apresentam sintomas que podem ser da Covid-19.

Os EPI’s necessários para proteção dos trabalhadores da saúde estão em falta e, mesmo tendo dinheiro, não tem como comprar, pois não há disponibilidade. Um destes EPI’s são as viseiras. Elas são necessárias pois o vírus entra no corpo pelos olhos, boca e nariz e a barreira é justamente nesta área.

Para sua fabricação é utilizada uma impressora 3D, que leva aproximadamente duas horas para imprimir cada unidade. Para fazer a “barreira”, podem ser utilizadas folhas plásticas como as transparências para retroprojetor.

Antonio César Guardia, Administrador de Empresas, foi quem teve a iniciativa do projeto na cidade, ele é auxiliado por Alex Sandro Sausen e Pedro Henrique dos Anjos, funcionário e aluno da UTFPR, respectivamente. Eles estão empenhados no projeto e entregarão 20 peças, como doação, para a Secretaria de Saúde do município de Santa Helena.

“A iniciativa não é só minha”, relata Antonio, “há diversos outros proprietários de impressoras espalhados pelo Brasil numa rede colaborativa de benfazeja para suprir essa demanda. Procure um FABLab ou fale com alguém que tenha uma impressora na sua região.”

O projeto para impressão 3D pode ser solicitado gratuitamente pelo perfil https://www.facebook.com/acguardia ou pelos links diretos de repositórios de arquivos 3D:

https://www.myminifactory.com/object/3d-print-114985

https://www.thingiverse.com/thing:4237566

Impressora 3D imprimindo a peça Impressora 3D imprimindo a peça
Antonio César Guardia Alex Sandro Sausen Pedro Henrique dos Anjos Antonio César Guardia com a viseira pronta Impressora 3D Peças impressas Viseira pronta Viseira pronta Peças que compõem a viseira: peça impressa, folha de acetato e borrachinha

COMENTÁRIOS

Renato s tavares - 26.03.2020 - 16:171
já ajuda a prevenir Dale UTFPR GRANDE INICIATIVA
Anelia - 25.03.2020 - 20:502
Excelente!!!! Parabéns pela iniciativa , pois principalmente quem está na linha de frente de prevenção dessa epidemia sabe o valor que essa ideia tem.
Aluna da UTF - 25.03.2020 - 15:523
Poderiam ter dado um crédito maior a UTFPR. Vamos valorizar a universidade pública!!!

Deixe seu comentário

* Ao enviar o comentário você aceita os termos de uso do site.