Esporte | Histórico
Sábado, 16 de Novembro de 2024
Mike Tyson dá gás no início, mas é bombardeado por Jake Paul e perde nos pontos
Lenda do boxe mostra flashes dos seus melhores dias, mas sofre com vantagem de velocidade e distância do lutador 31 anos mais jovem
Eram 19 anos sem lutar profissionalmente. Era evidente que, por melhor forma que pudesse apresentar aos 58 anos de idade, mesmo Mike Tyson sentiria o longo tempo afastado, ainda mais contra um garoto 31 anos mais jovem. Por dois rounds, o ex-campeão mundial dos pesos-pesados deixou seus fãs sonharem, com pequenos surtos que lembraram seu auge. Eventualmente, contudo, o youtuber tornado pugilista Jake Paul logo passou a dominar a luta com a velocidade e vitalidade de um rapaz de 29 anos, e saiu vencedor por decisão unânime (80-72, 79-73, 79-73).
Os números mostraram exatamente o tamanho do domínio de Jake Paul. O "Garoto Problema" acertou 78 golpes de 278 jogados, um aproveitamento de 28%. Tyson, por sua vez, jogou apenas 97 golpes e conectou somente 18, um aproveitamento de 18%. Ao final do combate, os dois fizeram as pazes e o "Homem Mais Durão do Planeta" reconheceu os méritos do adversário.
- (Jake) É um lutador muito bom. Absolutamente (é um boxeador de verdade) - declarou.
Provocação já na entrada
Jake Paul entrou na arena num carro conversível estilizado, sentado ao lado do irmão mais velho, Logan. Ele ainda incluiu uma provocação sutil a Tyson: um pombo numa gaiola, uma referência ao amor da lenda do boxe pelos pássaros. Mike, por sua vez, surgiu sozinho, sem equipe, sem parafernália. Apenas ele contra o mundo.
Tyson tomou o centro do ringue logo no começo, mostrando seu velho jogo de pendular e soltar cruzados e diretos. A cada movimento e golpe do ex-campeão, a torcida soltava um "Oh!" Mas Paul começou a se sentir mais confortável e a usar a distância. Ele passou com perigo com sua mão direita e conectou um bom direto.
Tyson seguiu caçando no segundo round. Mas Paul se movimentava bem pelo perímetro para evitar os ataques do veterano e ainda pegou de raspão com um gancho de esquerda.
Mike foi com tudo no terceiro round e os dois acertaram cruzados de direita. Mas Paul acertou um duro cruzado de esquerda e Tyson cambaleou. A diferença de idade e velocidade começava a aparecer. Paul foi conectando golpes enquanto Tyson ficava plantado, dependendo de seus reflexos para responder.
Paul estava mais solto no quarto assalto e Tyson seguia mais plantado, mas esquivando melhor os jabs e diretos do jovem. O veterano praticamente não golpeou, mas também foi menos golpeado. No quinto round, ele conseguiu responder um cruzado de esquerda de Jake com um cruzado próprio.
O sexto assalto foi mais lento, sem muita atividade de ambos os lados, e o público, impaciente, esboçou uma vaia. Tyson respondeu indo mais para frente novamente no sétimo assalto. Ele aguardava os jabs e cruzados de Paul para jogar o contragolpe de esquerda. O garoto, por sua vez, acertou uma boa sequência de cruzados que voltou a balançar o veterano.
Jake foi para cima buscando o nocaute no último assalto. Ele jogava cruzados de esquerda com ganchos de direita. enquanto Tyson tinha dificuldade de se movimentar e sequer responder. Nos últimos 10 segundos, Paul parou de lutar e reverenciou o adversário, que o cumprimentou e o abraçou.
Confira os resultados completos do evento:
Tyson x Paul
15 de novembro de 2024, em Arlington (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Jake Paul venceu Mike Tyson por decisão unânime (80-72, 79-73, 79-73)
Katie Taylor venceu Amanda Serrano por decisão unânime (triplo 95-94)
Mario Barrios e Abel Ramos empataram por decisão dividida (116-110 Barrios, 114-112 Ramos, 113-113)
Neeraj Goyat venceu Whindersson Nunes por decisão unânime (59-55, 60-54, 60-54)
CARD PRELIMINAR:
Shadasia Green venceu Melinda Watpool por decisão dividida (97-93, 94-96, 96-94)
Lucas Bahdi venceu Armando Casamonica por decisão majoritária (95-95, 96-93, 98-92)
Bruce Carrington venceu Dana Coolwell por decisão unânime (triplo 80-70)
G1