Notícias da Região | Santa Helena

Segunda-feira, 09 de Junho de 2025

Marinha alerta sobre golpe na emissão de Carteira de Habilitação de Amador

 A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), emitiu hoje (09)  um alerta sobre uma nova modalidade de golpe envolvendo a venda fraudulenta da Carteira de Habilitação de Amador (CHA).

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp.

A denúncia partiu de um leitor do Correio do Lago que recebeu mensagens em grupos de pesca oferecendo o documento "sem aulas, provas ou exames", apenas mediante pagamento e envio de documentos pessoais. Percebendo o golpe, fez a denuncia a Marinha que imediatamente emitiu nota oficial. 

Na mensagem divulgada pelos golpistas, os valores variavam entre R$ 1.300 (para Arrais Amador) e R$ 2.000 (Capitão Amador), com a promessa de "processo facilitado" e entrega do documento "válido em todo o território nacional". A Marinha reforça que a CHA só pode ser obtida após treinamento em estabelecimentos credenciados e aprovação em exames realizados nas Capitanias dos Portos.
"Quem pensa em 'encurtar o caminho' comprando uma CHA está cometendo um crime e colocando vidas em risco", destacou a nota oficial. 
A autoridade marítima orienta os cidadãos a desconfiarem de ofertas irregulares e a consultarem os canais oficiais para obter a habilitação.

Para evitar fraudes, a Marinha recomenda ainda que os interessados busquem informações no site da Diretoria de Portos e Costas (https://www.marinha.mil.br/dpc/
E faz um alerta:  Nunca envie documentos ou dados pessoais sem confirmar a legitimidade do solicitante. Golpes assim podem levar a roubo de identidade e prejuízos financeiros.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram

Nota à Imprensa - Golpe Carteira Habilitação Amador