Internacionais | Ataque a imigrantes

Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2025

Lixo, país de vocês fede: Trump ataca imigrantes da Somália e diz que não quer essas pessoas nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou imigrantes da Somália nesta terça-feira (2). Ele sugeriu que alguns somalis que vivem no território norte-americano são “lixo” e afirmou que o país deles “fede”.

A fala é mais uma em uma série de ataques contra a diáspora somali nos EUA. A comunidade está no país desde os anos 1990, especialmente no estado de Minnesota. Trump não fez distinção entre cidadãos americanos e não cidadãos ao se referir ao grupo.

As declarações ocorreram dias depois da decisão do governo de suspender todos os pedidos de asilo.
A medida foi anunciada após o ataque que matou uma militar da Guarda Nacional em Washington.
O atirador é do Afeganistão, mas Trump usou o episódio para questionar imigrantes de outros países nos EUA, incluindo da Somália.

“Eles não contribuem em nada. Não quero eles no nosso país”, disse durante uma reunião de gabinete. “O país deles é ruim por um motivo. O país de vocês fede, e não queremos essas pessoas aqui.”

Os ataques contra imigrantes da Somália cresceram na semana passada, após um ativista conservador divulgar sem provas alegações de que recursos desviados em Minnesota teriam ido para o al-Shabab, grupo ligado à Al-Qaeda no país africano.

Nos últimos dias, Trump prometeu nas redes sociais enviar somalis “de volta para onde vieram” e afirmou que Minnesota seria “um centro de lavagem de dinheiro” ilegal. Nesta terça-feira, ele repetiu que somalis nos EUA deveriam “voltar e consertar o país deles”.

G1