Notícias da Região | Ponta Grossa
Quarta-feira, 23 de Abril de 2025
Licença ambiental: fiscais do IAT notificam quatro postos de combustíveis em Ponta Grossa
As operações de fiscalização foram coordenadas pelo IAT com apoio da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde (BPAmb-FV). Esse tipo......

O Instituto Água e Terra (IAT) notificou nesta terça-feira (22) quatro postos de combustíveis em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, por não apresentarem o Licenciamento Ambiental de Operação (LO). A partir da comunicação, os proprietários precisam comparecer até quinta-feira (24) no Escritório Regional de Ponta Grossa do órgão ambiental para prestar esclarecimentos e apresentar a LO. Caso não tenham o documento, serão autuados e as atividades embargadas. No total, 23 estabelecimentos foram vistoriados.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
As operações de fiscalização foram coordenadas pelo IAT com apoio da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV). Esse tipo de monitoramento é realizado rotineiramente pelos órgãos.
“São ações que o IAT realiza cotidianamente, mas que não se resumem aos postos de gasolina. Verificamos todas as atividades que necessitam de licenciamento para entrar em operação. Se estiver irregular, será autuada”, destacou o gerente da regional do IAT de Ponta Grossa, Edemilson Luiz Quadros.
LICENCIAMENTO – O Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo emitido pelo IAT que licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso, de acordo com a Resolução CONAMA nº 237/1997.
Algumas atividades requerem um licenciamento específico, como é o caso dos postos de combustíveis. As informações estão disponíveis no site do Instituto Água e Terra.
Fonte: AEN