Notícias da Região | Missal
Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2025
Levantamento feito pelo setor de endemias de Missal aponta um índice de mais de 40% de infestação do Aedes aegypti
Foram mais de mil ovos do mosquito retirados do Meio Ambiente por meio de técnica utilizada para o levantamento

A Secretaria de Saúde de Missal divulgou nesta semana os resultados do 2º levantamento entomológico com Ovitrampas do ano do mês de fevereiro.
Entre os dias 03 a 12 de fevereiro deste ano, foram instaladas 54 armadilhas em toda a extensão do Município, considerando um raio de 200 metros entre elas em dois ciclos, em intervalo de 5 dias para troca das paletas de madeiras.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Foram 23 Ovitrampas positivas no primeiro ciclo e também 23 no segundo, e retirados 1143 ovos de Aedes aegypti do meio ambiente. Sendo assim os indicadores entomológico, índice de densidade de ovos (IDO) somaram 24,84% e o índice de positividade das ovitrampas (IPO) com 42,25%. Está técnica está sendo feitas todo início de mês pela equipe de endemias.
Embora o percentual de infestação e de focos do Mosquito Aedes aegypti tenha diminuído com relação ao levantamento do mês de janeiro, os números ainda são considerados altos pelo setor de endemias de Missal. Desde o início do ano Missal registou 1 caso de dengue até o momento, mas os responsáveis alertam a população para alguns cuidados, visando evitar epidemias.

