Notícias da Região | Santa Helena

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025

Juiz da Comarca de Santa Helena fala sobre seu compromisso com o trabalho e a população que atende. Assista entrevista

O Correio do Lago recebeu em seu estúdio o juiz da Comarca de Santa Helena, Dr. Jorge Anastácio Kotzias Neto. Em entrevista conduzida por Rafael Lima ele falou um pouco sobre o trabalho que desenvolve há 12 anos no município, atendendo também São José das Palmeiras e Diamante D’Oeste.

Natural de Florianópolis, Santa Catarina, Dr. Jorge veio para Santa Helena logo depois de assumir o concurso. Foi a segunda cidade em que ele trabalhou e a que ele escolheu para permanecer com sua família.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Santa Helena é uma comarca de Entrância Inicial, termo utilizado para caracterizar uma cidade pequena e que comporta apenas um juiz. Quando precisa de ajuda para dar celeridade aos casos ou para poder tirar férias, Dr. Jorge conta com um juiz substituto, que é enviado da cidade de Marechal Cândido Rondon.

Mudança para Entrância Média e celeridade

Em razão da quantidade de casos em aberto em Santa Helena, que são aqueles que aguardam um despacho ou uma audiência, a Comarca poderia ser enquadrada como Entrância Média e contar com ao menos mais um juiz. Dr. Jorge relatou que chegou a pedir esta mudança ao Tribunal, pois gostaria que as pessoas tivessem uma resposta mais rápida, mas seu pedido não foi atendido. Com quase 6 mil processos ativos no município, os casos urgentes que precisam “furar fila” e apenas uma pessoa para julgar, cada processo acaba sendo bastante demorado. “Quanto mais efetivo o trabalho da polícia, maior é o trabalho do juiz”, destacou.

Crimes mais frequentes

Tráfico de drogas, embriaguez ao volante e violência doméstica são os casos mais registrados na Comarca. Uma preocupação é com relação a crimes de homicídios no município de São José das Palmeiras, um município com menos de cinco mil habitantes, registra cerca de metade dos casos de homicídio da comarca. 

Celeridade

Para agilizar os trabalhos (dar celeridade) o juiz conta com assessores. Ainda no próximo mês mais um assessor será contratado pelo Tribunal e o uso da Inteligência Artificial também foi autorizado. Mas uma das regras é que a valoração da prova e a decisão sejam sempre analisadas pelo juiz, nunca por assessores ou IA.

O agente público e o aumento da demanda

Apesar da necessidade do constante aumento de demanda, Dr. Jorge acrescenta que ele é um servidor público e que, para ele, não importa a quantidade de demanda, desde que as pessoas sejam bem atendidas e acrescentou que é necessário buscar estratégias para beneficiar a população, pois os servidores públicos, onde ele também está incluído, estão ali para buscar a melhor forma de atender e agilizar os serviços garantidos pela Constituição.

Realização profissional

Gostar muito do que faz e ver como missão divina. É desta forma que o juiz encontra força e motivação para trabalhar incansavelmente: “Honrar a missão, honrar a sociedade que [indiretamente] paga seu salário”. Além da espiritualidade, a prática de esportes também ajuda.

Assista à entrevista no video acima e conheça um pouco mais sobre o trabalho da maior autoridade jurídica do município.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram