Notícias da Região | Itaipu Binacional

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

Itaipu Binacional celebra Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Cerimônia destaca a importância da prevenção de acidentes e do bem-estar laboral

A Itaipu Binacional realizou, na manhã desta segunda-feira (28), uma cerimônia especial em comemoração ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, reforçando a importância da prevenção de acidentes e da promoção da qualidade de vida no ambiente laboral. Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com apoio do Departamento de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, o evento contou com a presença de diretores, gerentes, empregados(as) e convidados, além de transmissão por videoconferência para todas as unidades da empresa.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Representando o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, o diretor administrativo Iggor Gomes Rocha destacou o pioneirismo de Itaipu na área de segurança. “A Itaipu é um oásis no cenário nacional, com números que a colocam como referência no setor elétrico. Buscamos sempre avançar e compartilhar nossa experiência com outras empresas”, afirmou Rocha. Ele também ressaltou o alinhamento da empresa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente no que diz respeito à saúde e ao trabalho decente.

Em nome do diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías Irún, o diretor técnico Hugo Zárate reforçou que a segurança é um princípio fundamental na Itaipu. “Cada um de nós tem a responsabilidade de cuidar de si e dos outros, garantindo que todos retornem para casa em segurança”, declarou.

O presidente da CIPA para o biênio 2025/2026, o paraguaio Crhistian Carreras, lembrou que o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho é um momento para renovar o compromisso coletivo em favor de ambientes laborais mais seguros. “É um dia de reafirmar nossa determinação de chegar a um futuro onde a segurança esteja sempre em primeiro lugar”, ressaltou.

Vidas em equilíbrio

Durante a cerimônia, foi apresentado o tema que norteará a próxima Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), marcada para outubro: “Vidas em Equilíbrio”. A vice-presidente da CIPA, Carla Suellen Martins, destacou a relevância da escolha, citando o aumento de transtornos mentais no Brasil e no Paraguai. “O Brasil registrou 470 mil afastamentos por transtornos mentais em 2024, o maior número em uma década”, alertou.

Segundo Carla, iniciativas como o programa Saudavelmente posicionam Itaipu à frente das exigências legais, promovendo reflexões sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde física e mental.

O gerente da Divisão de Medicina do Trabalho da margem esquerda, Elton Antonio Valentini, também abordou o conceito de equilíbrio, relacionando-o à homeostase do corpo humano e à saúde planetária. “Assim como buscamos equilíbrio interno, nossas ações em prol do meio ambiente também refletem no bem-estar coletivo”, explicou.

A programação foi encerrada com a palestra do psicólogo clínico paraguaio Gustavo Piñeiro sobre a importância do equilíbrio na saúde mental.

Desde o início da construção da usina, em 1975, Itaipu mantém seu compromisso com a segurança, sendo pioneira na criação de normas que inspiraram regulamentações no Brasil e servem como referência no Paraguai. A CIPA desempenha papel essencial, alternando a presidência entre brasileiros e paraguaios a cada biênio.

Também participaram da cerimônia o diretor jurídico brasileiro, Luiz Fernando Delazari; o diretor técnico executivo brasileiro, Renato Sacramento; além de representantes de diversas gerências e superintendências da empresa.

Sobre a Itaipu Binacional

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde 1984, já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora. Mais que uma usina, Itaipu é um agente de transformação social e ambiental, comprometida com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram