Notícias da Região | Santa Helena
Terça-feira, 19 de Agosto de 2025
Inmet emite alerta de tempestade para Santa Helena e mais 310 cidades do Paraná
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (19) um alerta de tempestade para 311 municípios do Paraná, incluindo Santa Helena, Marechal Cândido Rondon e região. O aviso indica risco de chuvas intensas, ventos fortes e granizo.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Para as regiões Oeste, Sudoeste e parte do Noroeste, o alerta é de perigo e vale até 1h de quarta-feira (20). Nesses locais, são previstas chuvas de até 100 milímetros e ventos de até 100 quilômetros por hora, com possibilidade de queda de granizo. O Inmet alerta para risco de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e danos a plantações.
Nas regiões Norte, Noroeste, Sudeste, Central e Metropolitana de Curitiba, o aviso é de perigo potencial de tempestade, válido até às 10h de quarta-feira. Nessas áreas, as chuvas podem chegar a 50 milímetros e os ventos a 60 quilômetros por hora, também com possibilidade de granizo.
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), um ciclone extratropical em formação entre Argentina e Uruguai deve trazer impactos para parte da região Sul do Brasil a partir desta terça-feira. O meteorologista Lizandro Jacóbsen explica que ventos mais fortes serão sentidos principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste durante a tarde, noite e madrugada de quarta-feira.
Após a passagem da frente fria e o afastamento do ciclone, a expectativa é de queda acentuada da temperatura, especialmente no extremo sul do Paraná, Centro-Sul, Sudoeste e parte do Leste, prevista para o amanhecer de quinta-feira (21).
O Inmet recomenda que a população de Santa Helena e demais municípios afetados adote cuidados, como não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão, não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e observar possíveis alterações em encostas. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Correio do Lago com informações de INMET








