Notícias da Região | Santa Helena

Sexta-feira, 06 de Setembro de 2024

Fumaça volta a invadir Santa Helena, desta vez possivelmente vinda de Córdoba, na Argentina

Nesta sexta-feira (06), Santa Helena novamente foi tomada por fumaça proveniente de incêndios ambientais.

Segundo informações, incêndios ambientais de grandes proporções foram registrados em Córdoba, na Argentina e seriam o motivo da fumaça que cobre o Oeste do Paraná.

Segundo o site METSUL Meteorologia, aviões hidrantes, helicópteros e mais de 200 bombeiros combatem um incêndio que atinge o Vale de Calamuchita, na província argentina de Córdoba e que já afetou mais de 7.000 hectares, conforme informaram as autoridades provinciais.

Números extraoficiais apontam que o fogo já teria consumido 12 mil hectares. “São 210 bombeiros, três aviões e dois helicópteros no combate às chamas”, informou a Secretaria de Riscos Climáticos e Gestão de Desastres da província, que destacou ainda que “foram registados ventos até 60 km/h durante a terça-feira, o que agravou a situação e dificultou a contenção das chamas”.

O incêndio eclodiu na segunda-feira na zona montanhosa conhecida como El Durazno, no Vale Calamuchita, a cerca de 120 quilômetros de Córdoba, capital da província. Uma densa pluma de fumaça podia ser vista nas imagens de satélite. O diretor do plano provincial de gestão de incêndios, Martín Degano, disse à agência de notícias AFP que o incêndio já consumiu uma área de cerca de 7.000 hectares e alertou que “o fogo segue ainda ativo”.

Segundo o comunicado oficial, na segunda-feira “os moradores da zona foram evacuados, mas não há feridos ou vítimas entre moradores e bombeiros”. O porta-voz da Secretaria de Gestão de Riscos Climáticos, Roberto Schreiner, informou à imprensa que “as condições climáticas não são favoráveis”. “Temos baixa umidade e vento. A única coisa que nos ajuda a mitigar um pouco é que a temperatura cai, mas precisamos de chuva e não vamos ter nos próximos dias”, destacou.

Via: Correio do Lago com Informações de METSUL Meteorologia
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp