Notícias da Região | Santa Helena
Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
Frente fria avança pelo Paraná e derruba temperaturas a partir de quarta-feira, com destaque para a região Oeste
Após mais de dez dias de tempo estável, o clima no Paraná vai mudar com a chegada de uma frente fria que começa a avançar pelo Sul do país. Segundo o Simepar, o sistema atinge o estado entre o final da tarde e a noite desta quarta-feira (16), trazendo pancadas de chuva isoladas, especialmente para as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Na região Oeste, onde está localizado o município de Santa Helena, a mudança deve ser sentida primeiro. De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, a instabilidade avança inicialmente por essas áreas e se espalha para o restante do estado ao longo da quinta-feira (17), com previsão de acumulados mais expressivos principalmente na metade Sul.
"A partir da quarta teremos mudanças nas condições do tempo, visto que temos o deslocamento de uma frente fria que avança pelo Sul do país, chegando ao Paraná entre o final da tarde e a noite", explica Barbieri.
Após a passagem da frente fria, o tempo volta a ficar firme, mas com uma queda significativa nas temperaturas. O frio será sentido de forma mais intensa já na noite de quinta-feira (17) nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Em Cascavel, por exemplo, a máxima prevista para quarta é de 23°C, caindo para 16°C na quinta-feira, com mínima de 7°C.
Na sexta-feira (18), o amanhecer será gelado em todo o Paraná. Em Palmas, a mínima deve atingir apenas 1°C. Em Guarapuava, os termômetros devem marcar 2°C. Já na região Oeste, o frio será menos intenso, mas ainda perceptível.
A partir de sexta-feira à tarde, o sol volta a predominar em todas as regiões. No Oeste, Noroeste e Norte do estado, as temperaturas voltam a subir, com máximas acima dos 20°C. Já nas regiões Centro-Sul, Campos Gerais e Leste, os termômetros devem oscilar entre 14°C e 15°C.
Santa Helena e os municípios vizinhos devem ficar atentos às mudanças bruscas no tempo e às temperaturas mais baixas, típicas do inverno paranaense.
Foto: Repórter Sabugo (Thyago Scheffer)
Correio do Lago com informações de Simepar








