Esporte | Brasileirão

Terça-feira, 17 de Setembro de 2019

Flamengo tem quarta melhor campanha de 1º turno na era dos pontos corridos; Avaí "condenado"

O Brasileirão de pontos corridos está na sua 17ª edição, e o Flamengo fechou no fim de semana a quarta melhor campanha de um líder de primeiro turno com aproveitamento de 73,7%. É certeza de título? A resposta é não, mas ajuda. Dos 16 melhores na metade do campeonato, 75% deles, ou 12, garantiram a taça ao fim da principal competição nacional.

Entre as três campanhas melhores que a da equipe rubro-negra, o Corinthians em 2017 (82,5%) e o Cruzeiro em 2014 (75,4%) foram campeões, e apenas uma ficou sem título: o Atlético-MG de 2012 fechou o turno na primeira posição com 75,4% de aproveitamento, mas com vantagem de apenas um ponto para o Fluminense, que venceu aquela temporada.

Além do Galo, outros três vencedores de primeiro turno caíram de rendimento na segunda parte do Campeonato Brasileiro e viram a comemoração de algum rival no fim do ano.

Em 2008, o São Paulo estava em quarto lugar e com oito pontos de desvantagem em relação ao Grêmio, melhor do turno. O Tricolor chegou a ficar 11 atrás do primeiro colocado, mas buscou o tri consecutivo com uma arrancada na reta final.

Em 2009, o Internacional tinha oito pontos de vantagem sobre o próprio Flamengo, que seria o campeão, mas era apenas o sétimo lugar na metade da competição. O Rubro-Negro também chegou a ficar 11 pontos atrás do líder e ocupar a 10ª posição no início do segundo turno.

A última virada em que o melhor do turno perdeu o título foi no ano passado. Quando o São Paulo tinha de novo oito pontos de frente para o Palmeiras, que se encontrava em sexto, mas já mudou o panorama logo no início do returno e assumiu o primeiro lugar na 27ª rodada para não largar mais.

GE